96ª Edição Nacional – Jornal Chico da Boleia

O FUTURO DEPENDE DE NÓS

O ano de 2023 terminou com a certeza de que são inúmeros os desafios para nosso setor. O início de uma nova gestão federal criou muitas expectativas, mas também postergou desejos de mudança mais imediatos, dadas as dificuldades impostas pelas condições econômicas e políticas do país depois de mais de dois anos de pandemia e recessão. Além disso, logo no primeiro mês do ano passado, fomos surpreendidos pelos acontecimentos de 8 de janeiro, que mostraram uma polarização profunda e a ação depredatória e golpista de uma minoria que não aceitou a derrota nas urnas.

Apesar das dificuldades, 2023 foi marcado por mudanças significativas no setor do TRC. O comando da NTC & Logística agora está a cargo de Eduardo Rebuzzi, que assumiu o lugar do antigo presidente, Francisco Pelucio. A nova gestão foi iniciada no marco dos 60 anos da entidade que, mais do que nunca, tem mostrado sua importância para o setor. Nas páginas a seguir, contaremos uma pouco dessa história.

Outro órgão essencial para o TRC, a Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos, recém completou 25 anos. A ABTLP tem prestado um serviço fundamental para a melhoria do transporte de produtos perigosos, bem como para o aumento da segurança nas rodovias e a preservação da vida dos motoristas e de todos os usuários do transporte. Nossos mais sinceros agradecimentos e votos para que a associação continue por um caminho de responsabilidade e prosperidade em suas ações.

No ano passado tivemos, ainda, a oportunidade de retomar os nossos debates. Realizamos a primeira edição do evento intitulado “FUTURO DO PROFISSIONAL DO VOLANTE”, que reuniu empresários, caminhoneiros e especialistas para discutir a questão da tecnologia embarcada e os impactos dessas transformações para o caminhoneiro autônomo.

Muitos acham que é cedo para falar sobre isso no cenário brasileiro, mas já tivemos a automação do setor bancário que, em 10 anos, “queimou” cerca de 70 mil empregos. Na nossa opinião, o tema é atual e precisa ser discutido por todos. Esperamos que 2024 traga novas oportunidades de abordamos esse e outros assuntos importantes para a vida dos trabalhadores do setor.

Nessa virada de ano alguns temas não saíram de pauta, como o preço dos combustíveis e a tabela do frete mínimo, questões que tanto afetam o TRC. Outra pauta fundamental para a nossa área é o seguro de carga, cuja regulamentação se deu com a Lei 14.599 que entrou em vigor em 2023. Você confere tudo sobre esse assunto na coluna “Chico da Boleia Responde” dessa edição.

Um dos assuntos que mais ocupou os noticiários, sites e páginas de jornal no ano passado foi a emergência climática. É inegável que todos nós sentimos os impactos das ondas de calor, o aumento drástico das temperaturas e os vários desequilíbrios nas estações do ano. Foram identificados vários desastres em todo país, como enchentes, tempestades, estiagens fora da média, com destaque para a grande seca do Rio Ama- zonas, que assustou a quem estava acostumado a ver cheio de água o maior rio do mundo.

Por isso, tratamos em nossa reportagem principal os impactos das alterações do clima na vida das pessoas, especialmente dos trabalhadores do TRC e nas condições de transporte. Precisamos agir com urgência para garantir que as próximas gerações tenham condições de viver com dignidade, tendo acesso à água e alimentos. O futuro depende de nós e do que fazemos no presente. Ainda tratando dessa pauta, os nossos parceiros da Dunlop Pneus dão dicas importantes de como garantir a vida útil e a segurança dos pneus em estradas durante as altas temperaturas do verão.

Na coluna “Educação na Boleia”, você confere uma matéria sobre os índices de mobilidade social no Brasil e na coluna “Saúde no Trecho” produzimos uma reportagem especial sobre o Janeiro Branco, a campanha que busca conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

Desejamos, por fim, que o ano de 2024 seja repleto de realizações, sucesso e muita saúde. Boa leitura a todas e todos. Um grande abraço.

Chico da Boleia.

Comentarios