Entre os dias 12 e 14 de agosto, a cidade de Santos, litoral de São Paulo, recebeu a 8a edição do Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões, organizado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias. No Mendes Convention Center também aconteceu a 8ª Exposição Internacional de Produtos para Rodovias – BRASVIAS.
Através de uma parceria firmada entre a ABCR e a International Society for Weigh-in-Motion (ISWIM), o Congresso contou com a presença de especialistas estrangeiros, em duas sessões plenárias. Com a temática “Infraestrutura Rodoviária: desafios institucionais e tecnológicos”, os palestrantes abordaram aspectos relacionados com qualidade e segurança viária, sistemas inteligentes de transporte e questões sociais, ambientais e econômicos das rodovias.
Para a organização do evento, a importância do CBR&C no contexto internacional é reflexo da relevância do Programa Brasileiro de Concessão de Rodovias e pode ser medida pela confirmação da presença de palestrantes da área de transportes de países como Estados Unidos, França, Austrália e China.
Durante os dois dias de apresentações, foram discutidos temas como a regulamentação do setor, possibilidades de Parcerias Público-Privadas – PPPs, aspectos da gestão pública e privada, entre outros. Quanto à abordagem tecnológica, houve a discussão de assuntos que se referem à modernização das rodovias, as diversas tecnologias aplicadas na preparação do asfalto, na melhoria da sinalização e na cobrança eletrônica de pedágio.
Cerimônia de abertura
Na abertura do CBR&C, o presidente da ABCR, Moacyr Duarte, fez um balanço das concessões e avaliou desafios que o setor enfrenta ainda hoje. Para ele, as informações debatidas durante o Congresso colaboram para um avanço no desenvolvimento tecnológico e operacional das rodovias do país.
Duarte ainda frisou as diferenças que o cenário nacional atual apresenta em relação ao passado, quando a ABCR foi criada. “Como em outros países, a infraestrutura rodoviária brasileira expandiu-se continuamente entre 1940 e 1980. Com isso, acompanhou o crescimento da frota e da mobilidade sobre pneus”, expressou o Presidente.
No entanto, de acordo com Moacyr, o cenário nacional ainda apresenta problemas antigos, como o de fundos para investimentos em rodovias e infraestrutura. Mesmo com o estímulo à produção de estudos e trabalhos técnicos sobre esses temas é visível que ainda existam grandes desafios para a continuidade da melhoria na infraestrutura de transportes.
“O principal deles é consolidar a aceitação pela sociedade e pelos políticos de que a cobrança pelo uso é a melhor forma de financiar a infraestrutura rodoviária. Esta alternativa vem sendo adotada em mais de 70 países dos cinco continentes, como mostra o Relatório Anual da ABCR de 2012. A cobrança direta do usuário da rodovia, mediante a tarifa de pedágio, tem base justa e lógica. Só paga quem usa. Apesar disso, a alternativa é contestada. Vale notar que ninguém discute ou se recusa a pagar a tarifa cobrada pelo uso do aeroporto quando viaja de avião”, avaliou o Presidente da ABCR que está deixando o cargo depois de 17 anos.
Moacyr ainda salientou que é necessário investir fortemente na manutenção das rodovias e na continuidade do desenvolvimento mesmo em pistas já estruturadas. Dessa forma, a longo prazo esses investimentos podem resultar no chamado free flow, sistema de livre rodagem no qual os usuários pagam somente pelo que percorreram.
“Sob o aspecto tecnológico, como discutimos nos três últimos congressos, não há maiores obstáculos para o free flow. A experiência internacional e testes realizados no Estado de São Paulo comprovam isto. A cobrança sem barreiras traz duas mudanças muito positivas para as rodovias pedagiadas. A primeira é de caráter psicológico. Com o fim das praças de pedágio, deixa de existir um dos fatores de resistência. A segunda mudança é tornar mais justa a cobrança, cada um pagando pelo trecho que percorreu. Isto aumenta a base de pagantes e diminui a tarifa”, explicou Moacyr durante a abertura do Congresso.
Outro destaque na abertura do 8º CBR&C foi a palestra de Roberto DaMatta. O antropólogo, autor de “Fé em Deus e pé na tábua” (Editora Rocco), traçou um paralelo entre a cultura escravocrata presente em nosso inconsciente coletivo e o modo como os motoristas brasileiros guiam seus carros.
Para exemplificar seu argumento, DaMatta fez uma comparação entre a agressividade de motoristas e o comportamento de Carlota Joaquina, rainha de Portugal vinda para o Brasil com a corte portuguesa em 1808, que dirigia sua carruagem de forma agressiva pelas ruas do Rio de Janeiro, praticamente passando por cima dos súditos que, ainda assim, tinham de reverenciá-la. “O mesmo comportamento tem o motorista brasileiro. Para ele, a rua não pertence ao cidadão; a rua pertence ao motorista”, analisou o antropólogo.
Outra característica questionada pelo antropólogo é a dificuldade dos motoristas brasileiros em geral, de obedecerem às regras de trânsito. “Obedecer às regras no Brasil é um sinal de inferioridade. Ser correto é ser considerado bobo”, completou DaMatta.
Para ele, frases como “Mais Amor Por favor” e “Mais amor nesse motor”, vistas durante os protestos de junho, em São Paulo, instauram uma espécie de novo paradigma para o trânsito brasileiro e impõe a necessidade de rever o nosso comportamento no trânsito.
Roberto DaMatta afirmou que é preciso pensar em um novo modelo de trânsito que privilegie o coletivo e tente promover a empatia entre motoristas e pedestres. “Usa-se o carro, com seus 400 cavalos, como uma arma, personaliza-se o automóvel, como uma extensão da pessoa”, destacou DaMatta, que acredita no investimento em educação como a melhor maneira de reduzir os impactos desse problema.
Alternativas sustentáveis
Durante o primeiro dia de palestras técnicas do Congresso, as apresentações abordaram também as principais experiências das concessionárias em relação às ações de sustentabilidade. O Grupo EcoRodovias, por exemplo, apresentou soluções como a criação de metas para a redução de emissões de poluentes, o investimento em campanhas de conscientização, as parcerias com cooperativas de reciclagem, as campanhas de saúde para motoristas, as ações de combate à exploração infantil e de inclusão social.
O gestor de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Grupo CCR, Gilberto Souza Pinheiro, apresentou o projeto Estrada Sustentável – lançado pela empresa na Conferência Rio + 20, em junho do ano passado – e que tem a participação de mais de 800 pessoas de diferentes setores da sociedade, característica apontada como um dos pontos fortes do trabalho.
Segundo Pinheiro, a rodovia é afetada por vários “atores”, que devem ser ouvidos e, principalmente, fazer parte das ações de sustentabilidade implantadas pelo grupo. “Após alguns encontros temáticos, com palestras e discussões, são fechados os grupos que implementarão as atividades em áreas como a segurança viária, educação, infraestrutura verde, empreendedorismo e economia local”, explicou Pinheiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa CBRC
Redação Chico da Boleia
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios