Recentemente nosso companheiro das estradas esteve em São Bernardo do Campo, ABC paulista, para visitar a montadora dos caminhões mais vendidos do Brasil, a Scania. Durante a visita, Chico da Boleia conversou com Rodrigo Nascimento, coordenador da Competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB) que neste ano, alcança sua quinta edição.
O objetivo da competição é avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas estradas, valorizar o profissional e promover uma condução que alie eficiência à redução de emissão de poluentes. A expectativa da marca para esta edição é alcançar 50 mil inscrições. A grande final contará com 28 campeões regionais e será realizada de 4 a 7 de dezembro, em São Paulo.
Confira na íntegra a entrevista exclusiva com Rodrigo Nascimento.
Chico da Boleia: Rodrigo, quantas temporadas já foram realizadas do Melhor Motorista?
Rodrigo Nascimento: Já são cinco temporadas, esta é a quinta edição que a Scania realiza com muito orgulho em 2014.
Chico da Boleia: Vale lembrar que o Rodrigo está desde a primeira edição organizando, preparando e realizando todo o trabalho que envolve essa Competição. Então ele sabe exatamente o que aconteceu ao longo dessas etapas. Da primeira pra quinta, quanto que evoluiu?
Rodrigo Nascimento: Evoluímos bastante Chico. Primeiro no engajamento dos motoristas. Hoje realmente eles mostram que estão preocupados, que estão interessados em participar, querem mostrar para a família, para os amigos que o que eles fazem no dia a dia é de muito valor. E que eles podem ter o melhor. Então com os motoristas hoje a gente conseguiu atingir um nível de maturidade bem interessante. Com a própria rede de concessionária também evoluímos. Hoje são mais de 100 pontos em todo o Brasil e a rede toda está engajada, está preocupada em visitar o cliente, visitar o motorista, recebê-lo bem dentro das concessionárias, abrir as portas para que ele possa participar da competição. De 2010 pra cá a gente também conseguiu um avanço com as transportadoras. Quer dizer, conseguimos conscientizar o dono da frota, o gerente de frota ou de manutenção que é importante o valor do treinamento, o valor da qualificação, o que também reflete, obviamente, na operação e na rentabilidade da empresa.
E eu acho que de 2012 pra cá a Scania conseguiu despertar o interesse de uma classe que não participava do projeto, que são os embarcadores. A gente sempre trabalhou muito com os motoristas, com os transportadores, e o dono da carga, até então, não tinha tanto conhecimento. Então esse ano entraram sete marcas, sete empresas da indústria, que vieram consolidar e contribuir para expandir a competição. Acho que melhorou e mudou muito, cresceu bastante, e hoje eu posso dizer que a Scania consegue fazer um trabalho de engajamento em 3600. Ou seja, é o motorista, a família, a imprensa, o transportador, o colaborador e a sociedade de forma geral.
Chico da Boleia: Resumindo, é toda a cadeia logística que acaba participando do processo para indicarem os caminhoneiros para participarem da competição. Você se lembra de quantos participantes tinha a primeira edição?
Rodrigo Nascimento: Lembro! A gente tinha 11.505 em 2005.
Chico da Boleia: E em 2012 foram quantos?
Rodrigo Nascimento: Em 2012 foram 47 mil inscritos.
Chico da Boleia: Ou seja, foi um salto…
Rodrigo Nascimento: Com certeza, demos um salto muito grande. Quadriplicou a quantidade de inscritos e é aquilo que eu falei: isso mostra que o motorista está interessado. Ou seja, ele quer mostrar o seu valor e a sociedade está enxergando cada vez mais a importância desse profissional para a economia, pra sociedade em geral e a categoria se engajando. Acho que isso é o mais importante.
Chico da Boleia: É importante frisar que essa Competição vem justamente num período onde a categoria foi bombardeada com uma série de transformações na sua legislação. Nós começamos lá em 2007 com a Lei 11.442 que veio regulamentar o setor, aí logo depois tivemos o fim da carta frete, seguida pela Lei do Motorista e agora os debates que propõem mudanças na Lei 12.619. Sem contar a mudança de motor e de combustíveis por conta da legislação que determina atenção as questões ambientais. Mas o setor vem sofrendo alterações e dentro desse período entra também a Competição na qual não basta ser só motorista, mas é preciso conhecer a legislação e outros aspectos da profissão. Correto, Rodrigo?
Rodrigo Nascimento: Correto, Chico! Na verdade não só a prova que o motorista faz, ele tem que responder diversas questões do dia a dia, de comportamento, de legislação, mas mais do que isso, na atividade que ele exerce ele tem que conhecer todas as nuances da profissão. Ou seja, ele tem que conhecer a Lei 12.619 que determina quando ele tem que parar, quanto que ele tem que dirigir e descansar, ele tem que entender o que está acontecendo no setor de transporte e na sociedade, para que ele seja um motorista consciente, capacitado e profissional. Isso é o mais importante pra nós.
Chico da Boleia: Vamos falar agora da Competição de 2014. De 2012 pra cá parece que já foi batido o recorde de inscrições pela internet…
Rodrigo Nascimento: Isso, em 2012 nós tivemos menos de 10% dos inscritos, foram aproximadamente 3 mil inscritos pela internet. E neste ano já estamos com quase 4 mil inscrições feitas pela internet. A nossa meta é chegar em 5% dos inscritos, mas talvez cheguemos até mais longe.
Chico da Boleia: A expectativa de competidores para esse ano é de quanto?
Rodrigo Nascimento: Para a primeira fase de inscrições nós esperamos manter o nível de 2012, de 47 mil, aplicando aí um coeficiente de melhoria que nos faça chegar até os 50 mil. Eu acho que com essa quantidade de motorista a gente consegue manter o nível de engajamento. E para a segunda fase, para as etapas regionais, classificam os melhores colocados. Então são quatro fases. A primeira é a prova. O motorista recebe um livro – hoje são mais de quinhentos pontos de inscrição pelo Brasil – no meio do livro tem uma ficha de inscrição que ele deve preencher e também responder a algumas questões. Ele também tem que indicar onde quer fazer a prova prática. Se o motorista atingir 12 pontos ou mais ele já está automaticamente classificado para a segunda fase que é feita pela internet, é uma fase nova, na qual ele vai responder mais 20 questões. Aí sim os melhores classificados são convocados para fazer as etapas regionais. São 14 etapas, 14 sábados e 14 domingos. Então são 28 dias de prova, onde o Melhor Motorista de cada dia é classificado para a final.
Chico da Boleia: E a primeira etapa acontece quando?
Rodrigo Nascimento: Acontece nos dias 2 e 3 de agosto, na Casa Scania de Sumaré, na Quinta Roda. Já convoco a todos para se inscrever e participar.
Chico da Boleia: Qual caminhão a Scania usará na Competição?
Rodrigo Nascimento: Na verdade a Scania está levando três modelos. Na competição o motorista faz quatro provas. Na prova teórica, ele assiste a uma palestra do Sest Senat sobre direção defensiva e econômica e faz a prova. Depois ele tem que fazer uma prova de percurso, e pra isso nós escolhemos o caminhão mais desejado pelos motoristas não só no Brasil, mas no mundo, que é um V8, o R620, superequipado, top de linha e carregado com um bitrem. Na prova de manobra o motorista realiza manobras que simulam situações que ele vivencia no dia a dia, como entrar numa garagem, estacionar no meio fio, e pra isso nós escolhemos o caminhão campeão de vendas de 2013 que é o R440. E na prova de check list, na qual o motorista tem que fazer toda a avaliação do caminhão antes de viajar, selecionamos um semi-pesado, um caminhão truck que é o P310 8×2, que é o nosso campeão de vendas dessa categoria. Então em cada segmento a Scania colocou um caminhão top de linha e best seller para que o motorista possa conhecer o nosso portfolio de prova amplamente e, mais do que isso, conhecer grandes produtos que a Scania oferece para o mercado.
Chico da Boleia: Bom, então você companheiro que é competente e que vive da estrada, fique ligado porque as inscrições vão até 27 de julho. No nosso site www.chicodaboleia.com.br, vamos ter um link que irá redirecioná-lo para a inscrição. Não percam esse evento belíssimo e se quiser mais informações você também pode acessar www.melhormotorista.com.br.
Entrevista realizada por Chico da Boleia
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios