Scania desenvolve caminhão para aeroportos

Diante da retração nos licenciamentos de pesados no País, motivada pelo enfraquecimento da economia, a Scania aproveita a expertise com produtos customizados para fechar novos negócios. A empresa acaba de entregar um primeiro lote de 33 caminhões de combate a incêndio aeroportuário, modelos P 440 4×4, desenvolvidos em parceria com a Lavrita Engenharia, para a Secretaria de Aviação Civil. Outros 31 deles, que ainda estão sendo montados com 85% de peças nacionais, vão ser fornecidos até o fim do ano. Mais caminhões estão sendo negociados com a Secretaria e deverão chegar ao total de 80 unidades. Cada um deles custou cerca de R$ 1,6 milhão.

Durante cerimônia de entrega do primeiro lote de caminhões, na terça-feira, 15, o ministro da aviação civil, Moreira Franco, contou que a aquisição dos veículos faz parte do programa nacional de investimento em logística, que pretende levar a aviação comercial às áreas mais isoladas do Brasil. Hoje, cerca de 170 aeroportos nacionais são homologados para voos domésticos. O plano visa homologar mais 270 deles que não operam comercialmente, o que significa modernizá-los com novos equipamentos, como a adesão de um a dois caminhões de bombeiros.

De acordo com Rogério Rezende, diretor de assuntos institucionais e governamentais da Scania Latin America, a empresa foi a escolhida porque é a única a montar atualmente no Brasil caminhão 4×4 que atende normas nacionais e internacionais de combate a incêndios em aeroportos. A empresa já produzia este tipo de caminhão na Suécia. Convencida pela Lavrita e com o aumento da demanda nacional, decidiu trazer a tecnologia para o Brasil.

“Desenvolver este caminhão com a Lavrita é motivo de orgulho para a Scania. Mundialmente oferecemos soluções de transporte completas de produtos e serviços par aplicações especiais e customizadas. Este fornecimento no Brasil reforça o nosso compromisso com o entendimento das necessidades dos clientes”, comenta Rezende.

Wilson Molina, diretor técnico da Lavrita, explica que a empresa especializada na montagem de equipamentos especiais venceu a licitação em 2009 e procurou a Scania para fabricação dos chassis e cabines e a austríaca Rosenbauer para fornecimento das bombas de água e de canhões monitores. O acordo, segundo o executivo, envolveu R$ 101,7 milhões para a fabricação inicial dos 64 caminhões.

O CAMINHÃO 

Os chassis P 440 4×4 offroad entregues aos aeroportos têm 85% das peças nacionais. As bombas de água e canhões produzidos pela Rosenbauer na Áustria são os únicos itens importados. Os veículos são equipados com motor Scania de 13 litros e 440 cavalos de potência, transmissão automática da Allison com divisor eletrônico de potência, formato de joystick e tomada de força, além sistemas de freios com ABS/EBS. Com eles, é possível extinguir totalmente um incêndio mesmo em movimento. Vão de 0 a 80 km/h em menos de 35 segundos e atingem a velocidade máxima de 113 km/h com carga de até 20 mil quilos.

O seu reservatório de água comporta até 6,1 mil litros; o de espuma, 780 litros; e o de pó químico, 200 quilos. A vazão da bomba de água é de 5,5 mil litros por minuto. Enquanto cada um dos dois canhões monitores disparam 4 mil litros de água, espuma ou pó químico por minuto em alcance de até 70 metros.

A Scania demora dois meses para fabricar chassis e cabines desses caminhões. A Lavrita, com os seus 260 funcionários, é capaz de adaptar em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP) 15 deles em um mês. A vida útil destes caminhões nos aeroportos é de 20 anos.

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios