Leandro Totti vence mais uma e já é campeão sul-americano da Fórmula Truck

A quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck deste domingo (20) marcou a realização de metade de toda a temporada, iniciada em março deste ano. Após 45 dias sem corrida, por causa da realização da Copa do Mundo, a categoria retomou suas atividades no Autódromo Internacional Ziumar Beux de Cascavel, Paraná. O público, sempre animado e participativo, compareceu em peso nas arquibancadas e também no acampamento do local.

Largada da quinta etapa da Fórmula Truck. Foto: Larissa J. Riberti
Largada da quinta etapa da Fórmula Truck. Foto: Larissa J. Riberti

Líder absoluto, alguns já apostavam que Leandro Totti conquistaria sua quinta vitória consecutiva este ano. E as expectativas se confirmaram. O piloto da RM Competições largou em segundo, mas logo assumiu a liderança e confirmou sua fama de “Marvado”. Ao lado dele, estiveram André Marques, o terceiro melhor, e Felipe Giaffone, o quinto colocado. Assim, a RM Competições vai confirmando o favoritismo e o bom trabalho que vem desempenhando ao longo do ano.

Durante a coletiva de imprensa, realizada após a prova, Totti agradeceu o trabalho dos mecânicos e de toda a equipe. “Saímos para o Warm-up hoje de manhã e o caminhão não correspondeu, mas todos trabalharam muito para colocar as coisas em ordem. A corrida aqui em Cascavel é muito difícil e o Cirino largou muito bem, mas por causa de um erro dele numa curva eu consegui assumir a liderança. Ainda assim eu percebi que ele a todo tempo tentava me ultrapassar. Acredito que daqui pra frente o campeonato será ainda mais disputado”, afirmou.

Wellington Cirino, da ABF Santos Team, teve um bom rendimento neste final de semana, conquistando a pole position no sábado, durante a realização do Top Qualifying. “Estou muito contente com o desenvolvimento dos dois caminhões da nossa equie. Nós passamos dois anos difíceis e depois da etapa de São Paulo, quando o Presidente da Mercedes-Benz – Philipp Schiemer – visitou nosso box, nos aproximamos mais da fábrica e conseguimos desenvolver equipamentos junto com eles. Isso deu um salto de qualidade para a equipe. Hoje durante a corrida, o arrefecimento dianteiro eu não liguei o suficiente para que resfriasse o motor e isso me causou problemas. Mas eu acho que foi um pega muito bacana, é sempre bom disputar com um piloto como o Totti”, frisou.

André Marques, companheiro de equipe de Totti, também frisou o trabalho de engenharia da equipe e a liderança de Renato Martins. “Nossos caminhões estão ótimos e eu estava com saudade de um pódio. Tive várias oportunidades este ano, mas queimei radar duas vezes estando em posição de pódio. Estou muito feliz em estar de volta e esperamos fazer isso mais vezes”, afirmou.

IMG_6127
Pódio da quinta etapa, realizada em Cascavel. Foto: Larissa J. Riberti

Na quarta colocação esteve Geraldo Piquet, também piloto da ABF Santos Team. O piloto brasiliense tem feito um campeonato bastante conciso. Ele largou em quinto, melhorou e conseguiu manter-se na quarta posição durante toda a corrida, o que mostra uma estabilidade em pista bastante importante. “Cometi um erro na classificação e larguei em quinto. E isso implica calma para conseguir manter o caminhão sem bater, principalmente na largada. O que eu tentei foi segurar a posição, somando a isso o fato de que o caminhão está muito bom este ano”, declarou.

O pódio foi completado por Felipe Giaffone, também da RM Competições. O piloto frisou que o traçado de Cascavel, o mais rápido do Brasil, dificulta as ultrapassagens. “A verdade é que meu caminhão depois que esquentou não teve o mesmo rendimento. Mas o Geraldo não errou e se protegeu bem. Eu tentei  ultrapassá-lo no final e não deu. Fiquei um pouco decepcionado porque eu sei que meu caminhão é melhor que isso, mas foi uma corrida muito bonita”.

Além dos 152 pontos conquistados no Campeonato Brasileiro até agora, Leandro Totti já é Campeão Sul-Americano, temporada que será concluída em setembro, na etapa Argentina. Na tabela nacional, Felipe Giaffone segue em segundo com 89 pontos, seguido de Wellington Cirino, com 79. No entanto, na visão do piloto, ainda é cedo para falar em favoritismo. “Temos cinco corridas pela frente, tudo pode acontecer no Campeonato Brasileiro”, ponderou.

Para esta etapa a novidade foi a estreia do catarinense Gustavo Magnabosco, de 22 anos, que agora substituiu Fabiano Brito na ABF Motorsport. Ele será o companheiro de equipe da paulista Michelle de Jesus, que também cumpre seu primeiro ano na categoria. Com a mudança, Brito passou a comandar sua própria equipe, a Falsi Falsi.

Representante da cidade de Catanduvas, Magnabosco passa a ser o mais jovem piloto da Fórmula Truck. Na corrida deste domingo, ele sentiu as dificuldades de comandar um truck e não conseguiu completar a prova. No entanto, espera-se que, com o tempo, o jovem piloto possa adquirir experiência e ter bons resultados.

Leandro Totti, campeão Sul-Americano. Foto: Larissa J. Riberti
Leandro Totti, campeão Sul-Americano. Foto: Larissa J. Riberti

A próxima etapa da Fórmula Truck está marcada para o dia 17 de agosto e será realizada no Autódromo de Santa Cruz, no Rio Grande do Sul.

Redação Chico da Boleia

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios