Beto Monteiro brilha em Santa Cruz do Sul e acaba com jejum

Ao contrário do que se poderia imaginar foi em terras gaúchas que o pernambucano Beto Monteiro, piloto da Scuderia Iveco, se sentiu mais a vontade. Neste domingo (17) frio e nublado, o piloto foi absoluto no circuito Oswaldinho de Oliveira do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul e conquistou a sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck.

Largada da sexta etapa. Foto: Larissa J. Riberti
Largada da sexta etapa. Foto: Larissa J. Riberti

Beto Monteiro passou o ano todo sem subir no pódio. Ontem, durante o Top Qualifying, o pernambucano também conquistou sua primeira pole position. “Passamos por muitos apuros na primeira metade do ano, tivemos muita dificuldade em conseguir acertar o caminhão com a mudança de regulamento. Aqui em Santa Cruz eu fui surpreendido por uma pole e a vitória porque sei como as outras equipes são fortes. Começamos com pé direito essa segunda metade de ano”, afirmou durante a coletiva de imprensa.

Mas o piloto da Scuderia Iveco não foi o único a “inaugurar” vitória neste final de semana. Jansen Bueno, da Muffatão Racing, foi o grande destaque do dia e subiu no pódio pela primeira vez desde que estreou na categoria, em 2013. O jovem piloto curitibano, filho do também piloto Diumar Bueno, estava muito emocionado durante a premiação e a coletiva de imprensa, na qual agradeceu ao seu pai por ter lhe apresentado o mundo das corridas.

“A primeira vez é inexplicável! Eu venho buscando esse pódio desde o ano passado quando ingressei na categoria. Neste ano consegui bater na trave algumas vezes e tive a infelicidade de não terminar algumas provas. Aqui em Santa Cruz eu tentei administrar o caminhão até o final, porque ele terminou bem desgastado”, afirmou o paranaense que se diz muito feliz porque sua vitória mostra que equipes independentes como a Muffatão Racing podem competir lado a lado com as equipes de montadora.

Já para Leandro Totti, líder do campeonato brasileiro e campeão sul-americano, o final de semana não foi nada bom. O piloto da RM Competições errou durante o treino classificatório de sábado (16), passou acima da velocidade permitida do radar e teve seu tempo anulado.

Jansen Bueno se emociona com sua primeira vitória. Foto: Larissa J. Riberti
Jansen Bueno se emociona com sua primeira vitória. Foto: Larissa J. Riberti

Como penalização, Totti largou na última colocação. Até pouco mais da metade da corrida, a colocação ruim não parecia ter assustado o “Marvado” – como ele é conhecido na Fórmula Truck – pois o piloto foi pra cima dos adversários com vontade. O problema foi que a vontade foi demais e ele acabou batendo na traseira do caminhão de Paulo Salustiano. Foi o fim da corrida para o, até então, invicto na temporada.

No pódio deste domingo também esteve Wellington Cirino, que conquistou o segundo lugar. O piloto da ABF Santos Team vem mostrando muita estabilidade nas pistas – largou em segundo e concluiu a prova em segundo, apesar de ter tentado várias ultrapassagens em cima de Beto.

 “Meu primeiro lugar não foi dessa vez, mas estamos evoluindo etapa a etapa. Sabemos que precisamos melhorar um pouco, mas eu estou muito contente com a equipe, porque todo mundo está muito focado e só tendemos a melhorar”, explicou.

Quem também surpreendeu foi André Marques, que vem cumprindo uma boa campanha e fazendo jus à qualidade da sua equipe, a RM Competições. Depois de uma dura disputa pelo terceiro lugar com seu companheiro de equipe, Felipe Giaffone, Marques assumiu a colocação e assegurou-a até o fim da prova.

“O começo deste ano foi bem difícil, deixei de estar, por falhas minhas, em boas colocações, mas a equipe vem fazendo um trabalho fantástico e estamos com caminhões muito bons. Na classificação eu acabei cometendo um erro, mas estava consciente que tinha um caminhão bom para a prova e dependia da minha estratégia. Quando me aproximei do Felipe, vi que dava pra ir pra cima e resolvi arriscar. É um grande orgulho conseguir isso porque Felipe é meu professor, foi ele quem me ensinou tudo”, acrescentou.

Felipe Giaffone completou o pódio em quarto lugar. O piloto vem se consagrando este ano e assegurando posições no grupo da frente. No entanto, o primeiro lugar ainda não veio. “Realmente meu caminhão depois que esquenta fica horrível. Eu acho que o André, Roberval, Piquet são mais rápidos que eu, por isso esse quarto lugar caiu do céu. O André fez uma prova excelente, eu e o meu caminhão precisamos melhorar muito”, avaliou.

Apesar do quarto lugar, Giaffone agora soma 106 pontos no campeonato em segundo lugar, enquanto o líder, Totti, conseguiu 162. Felipe acredita que a alteração desse quadro depende muito do resultado do Totti. “Pessoalmente, não me vejo ganhando corrida este ano porque meu caminhão não está legal. Mas o Totti perder vai depender puramente nele”.

Na tabela do campeonato também estão Wellington Cirino em terceiro, com 103 pontos, Beto Monteiro e Roberval Andrade, ambos com 62 pontos em quarto lugar, e Geraldo Piquet em quinto com 59 pontos. A próxima etapa acontece dia 14 de setembro em Córdoba, na Argentina, e valerá pelos campeonatos brasileiro e sul-americano.

Confira a classificação completa da sexta etapa de Fórmula Truck

1º)   1 – Beto Monteiro (Iveco, PE), 24 voltas em 1:01:23.931 (média de 114.5 kmh)

 2º)   6 – Wellington Cirino (Mercedes , PR), a 1.491

 3º) 77 – André Marques (Volkswagen , SP), a 10.418

 4º)   4 – Felipe Giaffone (MAN , SP), a 11.750

 5º) 10 – Jansen Bueno (Scania , PR), a 24.256

 6º)   2 – Valmir Benavides (Iveco , SP), a 27.488

 7º) 90 – Marcello Cesquim (Mercedes , PR), a 27.764

 8º)   8 – Adalberto Jardim (Volkswagen , SP), a 30.420

 9º) 17 – Gustavo Magnabosco (Volvo , PR), a 30.854

10º) 80 – Diogo Pachenki (Volvo , PR), a 31.726

11º) 53 – Ronaldo Kastropil (Mercedes , SP), a 33.005

12º) 85 – Danilo Dirani (Scania , SP), a 34.974

13º) 99 – Luiz Lopes (Iveco , SP), a 46.241

14º)   7 – Debora Rodrigues (Volkswagen , SP), a 51.946

15º) 33 – Michelle de Jesus (Volvo , SP), a 56.100

16º) 28 – Fabiano Brito (Scania , PR), a 58.816

17º) 72 – Djalma Fogaça (Ford , SP), a 1 volta

18º) 51 – Leandro Reis (Ford , GO), a 8 voltas

19º) 55 – Paulo Salustiano (Mercedes , SP), a 8 voltas

20º)   3 – Geraldo Piquet (Mercedes , DF), a 9 voltas

21º) 73 – Leandro Totti (Volkswagen , PR), a 12 voltas

22º) 25 – Jaidson Zini (Iveco , PR), a 13 voltas

23º) 71 – Raijan Mascarello (Ford , MT), a 19 voltas

24º) 15 – Roberval Andrade (Scania , SP), a 21 voltas

25º) 35 – David Muffato (Ford , PR), a 23 voltas

Melhor Volta: Beto Monteiro, 1:42.653 (123.8 kmh..)

Redação Chico da Boleia

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios