O modelo é o que mais traz novidades em seu trem de força
Dentro da renovação da família F da Volvo para 2015, o modelo FMX é o que mais traz novidades em seu trem da força, além de todas as inovações de cabine apresentadas nos lançamentos dos Volvo FH e FM. Não é por que é um caminhão que vai rodar na terra que o seu interior precisa ser simples e feio. O Volvo FMX é o contrário disso e oferece o mesmo padrão de conforto dos modelos rodoviários.
O Volvo FMX é direcionado ao mercado fora de estrada, principalmente para os segmentos de mineração, construção civil, canavieiro e florestal. Porém, a Volvo quer conquistar novos nichos de mercado, como o de bombeiros e resgate com uma gama mais completa.
Em termos de configurações, a maior novidade fica por conta de duas opções de tração integral: 4×4 e 6×6. O Volvo 6×6 pode ser chassi rígido ou cavalo mecânico e está disponível com motorização a partir de 380 cv.
A partir dessa nova linha, que começará a ser vendida a partir de janeiro próximo, o FMX passa a contar com o motor de 540 cv, antes disponível apenas para o FH. As outras opções de motores de 13 litros com 420 cv, 460 cv e 500 cv continuam disponíveis.
Já o FMX 4×4 será vendido apenas com chassi rígido, com motor de 370 cv ou 380 cv. Ele destina-se a nicho de mercado, como bombeiro ou resgate.
Outra opção do catálogo FMX que a Volvo oferece é a 8×4 com 50 mm a mais de altura entre o eixo e o solo. É um veículo com maior capacidade para trafegar em pisos ruins, mais indicado para ser acoplado a caçambas e guindastes em operações nos segmentos de mineração e construção.
Os FMX receberam reforços estruturais para tornar a suspensão traseira mais robusta. Além de disponibilizar a opção de eixo traseiro para 150 toneladas, a Volvo segue oferecendo o eixo com capacidade para até 200 toneladas de CMT (Capacidade Máxima de Tração).
Câmbio I-Shiff off-road
Mas a surpresa para segmento é o câmbio automatizado I-Shift especialmente desenvolvido para operações fora de estrada e aplicações especiais. Outras marcas oferecem transmissão automatizada para uso off-road, mas geralmente são versões inferiores às oferecidas nos modelos rodoviários.
Durante a apresentação, podemos dirigir um FMX 8×4 na nova pista de teste off-road que a Volvo construiu dentro de sua fábrica em Curitiba (PR). A pista contava com várias situações de uso severo, como rampa de cascalho, buracos, aclive e declive, trecho alagado e inclinado, entre outros. O objetivo do test-drive foi exatamente poder sentir não só a eficiente do câmbio I-Shift, mas também a potência do freio-motor VEB (Volvo Engine Brake), agora de 510 cv de potência de frenagem, além da capacidade de tração, é claro.
Em uma estrada de terra é muito comum existir as famosas costeletas ou buracos alternados do lado direito e esquerdo da pista. Essa é uma situação que força o motorista a variar a aceleração em função da dificuldade de manter o pé firme sobre o acelerador. Com a nova transmissão inteligente I-Shift, o motorista escolhe uma marcha eletronicamente e aciona o piloto automático que manterá o motor em 1 000 rpm (rotações por minuto) para que o caminhão tenha uma velocidade constante, garantindo conforto e segurança e sem trancos no trem de força. Vale ressaltar que a 1 000 rpm, o motor já roda com 100% do seu torque disponível. Tudo muito fácil de operar, o que poderá auxiliar a vida do transportador na hora de contratar e treinar novos motoristas.
1 100 cv de potência de frenagem
A potência de frenagem também pode ser sentida. Na descida, não foi necessário utilizar o freio de serviço por meio do pedal. Apenas acionando a haste no volante que controla o freio-motor foi suficiente para que o FMX descesse com segurança. Opcionalmente, os caminhões da família F com o motor de 13 litros (a partir de 420 cv) podem ser equipados com retarder hidráulico. Esse equipamento amplia a forma de frenagem para 1 100 cv.
Vale destacar também o novo sistema de direção elétrica, opcionalmente disponível para outros modelos da família F. Trata-se do VDS (Volvo Dynamic Steering), que permite ao motorista girar o volante com esforço próximo a zero mesmo com o caminhão totalmente carregado. Com o VDS foi possível fazer manobras utilizado apenas a força de um dedo. Com certeza, dirigir os novos Volvo é um verdadeiro estímulo à profissão de motorista de caminhão, e eles podem ajudar muitas transportadoras a conquistar candidatos a uma vaga.
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios