O caminhão do projeto Caminhos da Safra deixou o distrito de Miritituba, no Pará, em direção ao chamado “trevo do 30”. Seguimos em frente. Nesse ponto, a rodovia que nos trouxe do estado de Mato Grosso se funde com a Transamazônica. Tomar este caminho significa retomar o trajeto por terra.
Placas apontam limite de velocidade de 40 quilômetros por hora, mas, pela situação da rodovia, é praticamente impossível passar dos 30. Logo nos primeiros quilômetros, outra placa informa que “esta é uma obra do governo federal”, mas até ali, nada de máquinas trabalhando. Havia ainda outras, que nos recomendavam reduzir a velocidade, como se a estrada já não fosse lenta o suficiente, e até as que alertavam sobre lombadas, como se só onde houvesse a placa elas lá estivessem.
“Assim deve levar um mês para atravessar a Transamazônica”, ironizou o repórter fotográfico da nossa equipe, Emiliano Capozoli. Pode até não levar todo esse tempo, mas a observação não deixa de ser um bom indicativo da situação. Salvo algumas exceções onde se chega à velocidade limite, qualquer tentativa de acelerar um pouco mais pode danificar o caminhão – ainda sem a saia do para-choque dianteiro – tamanha a quantidade de buracos.
A Transamazônica é outra daquelas estradas que contraria o que se aprende nas autoescolas. Livrar-se da buraqueira é a única norma. Em alguns pontos, a trilha formada pelos veículos é só de um lado da pista. Os caminhões, por exemplo, vão se “dividindo na preferência”, para evitar passar pelo lado sem o traçado demarcado onde a terra está mais compactada. Nas primeiras três horas de viagem, tínhamos rodado apenas 40 quilômetros.
Depois da nossa parada em Divinópolis, distrito do município de Rurópolis, a estrada de terra – com ladeiras que exigem do caminhão e da habilidade do motorista – é intercalada por trechos curtos de asfalto que em praticamente nada modificam o nosso ritmo de viagem. Com chuva, controlar o bitrem de sete eixos fica ainda mais difícil nas exigentes ladeiras, mas a mudança de tempo nos permite registrar um arco-íris. Alheio às condições da estrada, em diversos pontos, a Transamazônica oferece vistas de belas paisagens.
Um ponto positivo é que, depois de tantos quilômetros percorridos, pela primeira vez em sete dias na estrada, além de placas, vimos máquinas e homens trabalhando. Considerando o que havíamos percorrido, eram poucas as frentes de trabalho. Uma delas trabalhava em uma ponte, enquanto ainda era necessário atravessar, ao lado, mais uma daquelas estreitinhas, de madeira.
Foram necessárias sete horas de viagem para chegarmos a Rurópolis. Rodamos cerca de 150 quilômetros. Contornando a entrada da cidade e virando à esquerda, voltamos à BR-163. Mais 220 quilômetros estavam à nossa frente até Santarém. Neste último trecho, a maior parte da rodovia é asfaltada, mas há algumas partes mais curtas de terra batida. No asfalto, muitos buracos. Na terra, mais ladeiras bastante exigentes. “É só um pedacinho de estrada de terra, mas é bem difícil”, comentou Tadeu Roberto, nosso motorista.
Passados esses trechos, uma placa informa que estamos a 98 quilômetros do nosso destino, todo de estrada asfaltada. Já era noite e em alguns poucos momentos chegou a chover. A boa notícia é que quase não há mais buracos. Seguimos assim até chegarmos a Santarém.
Só por curiosidade, em uma consulta rápida, o Google Maps informa que entre Nova Mutum (MT) e Santarém (PA), que levamos sete dias para percorrer, a distância é de 1,530 mil quilômetros, seguindo exatamente o percurso que fizemos, pela BR-163. Segundo o Maps, “sem trânsito”, a viagem leva 23 horas e 28 minutos. Qual seria o resultado do cálculo se a variável considerada fosse “sem estrada”?
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios