Simulador de impacto da ARTESP é instalado no Ceasa de Campinas

Ação com equipamento utilizado para alertar sobre a importância do uso do cinto de segurança ocorrerá hoje (dia 10) e quinta-feira (11) 

O simulador de impacto utilizado na campanha de conscientização do uso do cinto de segurança desenvolvida pela ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo – e pelas concessionárias das rodovias do Estado será instalado novamente em Campinas. A ação educativa com o equipamento, que simula o impacto de uma batida a 5 km/h, ocorrerá desta vez no Mercado Permanente de Flores do Ceasa, na Rodovia Dom Pedro I, km 140,5, hoje (dia 10) e quinta-feira (11) e estará aberta ao público das 8h às 14h.

A ação é uma parceria da ARTESP, Rota das Bandeiras e Ceasa e integra o programa Parada Legal, iniciativa da concessionária e da central de abastecimento, que conta, ainda, com diversas atividades em prol da qualidade de vida dos caminhoneiros e outros frequentadores do entreposto.

O equipamento já passou por 25 municípios, incluindo Campinas, desde o começo da campanha em dezembro, e mais de 4 mil pessoas tiveram a oportunidade de usar o aparelho e receber informações sobre segurança viária. Ao passar pela experiência do simulador, a pessoa tem ciência da força causada pelo impacto de uma batida à baixa velocidade, aumentando a sua percepção sobre a importância da utilização do cinto. O uso do equipamento é apenas uma das ações desenvolvidas na campanha, que visa alertar sobre a importância do hábito de utilizar o cinto de segurança, mesmo para os passageiros do banco traseiro. Os painéis luminosos das rodovias, por exemplo, exibem mensagens educativas sobre o tema.

A campanha para incentivar o uso do cinto foi idealizada a partir de verificação de pesquisa feita pela ARTESP que mostrou o alto índice de passageiros do banco traseiro que não utilizam o equipamento. Na primeira fase da pesquisa, entre 1 e 7 de dezembro de 2014, foi estimado que 53% dos usuários do banco de trás não utilizam o cinto. Na segunda etapa, aplicada um mês após o início da campanha (entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro), o índice caiu para 48%. A região de Campinas não acompanhou a tendência do estado e apresentou crescimento no índice de passageiros do banco traseiro que não usam cinto: passou de 52% na primeira fase para 53% na segunda.

Dados sobre o número de vítimas de acidentes nas rodovias sob concessão que não usavam cinto de segurança apontam para a necessidade de frequentes campanhas. De 2012 até outubro de 2014, 69,4% dos passageiros que estavam nos bancos traseiros e que morreram em acidentes nas rodovias não haviam conectado o cinto. As vítimas fatais no banco da frente de passageiro sem cinto chegam a 38,4% e 50,1% dos motoristas.

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ARTESP – Assessoria de Imprensa

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