Sindicato alerta sobre cobranças indevidas em pedágios automáticos

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O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Campinas (Sindicamp) tem alertado os motoristas sobre falhas no sistema de cobrança automática nos pedágios, incluindo cobranças duplicadas.  As denúncias são de empresas transportadoras. A Sem Parar alega que erros pontuais ocorreram e que já tomou providências.

“Muitas vezes, quando chegam faturas elas não seguem uma ordem cronológica e por veículo. E muitas vezes uma passagem em uma praça de pedágio é lançada em uma fatura próxima em dois ou três meses posteriores”, disse o presidente do sindicato de cargas, José Alberto Panzan.

O empresário Luiz Ângelo Ribon Jr tem nove caminhões na frota e reclama de erros nas faturas da empresa, com sede em Holambra (SP). Só de duplicidade foram seis erros encontrados recentemente por ele. “Em uma média de R$ 6 mil cobrados em pedágio já identifiquei 10% deste valor como erros que o pedágio nos passou”, aponta.  Ele deve entrar com uma ação na Justiça para ser ressarcido.

O motorista Hernani José de Carvalho instalou o dispositivo que permite passar pelo pedágio sem ter que parar. “Facilita muito, no percurso que eu faço de Minas Gerais até Santos eu ganho até uma hora[tempo final da viagem]”, comenta.  Ele disse que não confere a fatura, que isso é feito pelo dono do veículo. O Sindicamp alerta para que toda fatura seja conferida mensalmente.

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou que monitora em tempo real todas as rodovias  privatizadas, inclusive, as praças de pedágio.

E sempre que aumenta alguma ocorrência como à relatada a agência verifica junto à concessionária  se há problema no aparelho de cobrança.

E se o problema for detectado, é cobrado o reparo. Denúncias podem ser feitas para a ouvidoria da Artesp. O número é o 0800 727 8377.

A empresa Sem Parar, por meio de assessoria da imprensa, informou que na fase inicial da mudança para o padrão dos dispositivos eletrônicos ocorreram problemas pontuais, que já foram resolvidos. A empresa disse ainda pede desculpas pelos eventuais transtornos e que tomou providências para garantir a correta cobrança.

O Sem Parar informa que em caso de dúvidas, o cliente pode procurar uma das 400 lojas em rodovias e shoppings. Pode ainda entrar em contato com a central de atendimento no telefone 0800- 015 0252 e (11) 4002-1552, ou pelo site da empresa  no endereço: www.semparar.com.br.

Fonte: G1

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