Carga tributária afeta transporte multimodal

transporte multimodal

Fortaleza recebeu, nessa quinta-feira (15), a palestra “Transporte Multimodal – Importância do Transporte Rodoviário de Cargas”,ministrada pela diretora-executiva da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, Sônia Rotondo.

O evento ocorreu no auditório do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado-do Ceará (Setcarce), no bairro Messejana.

A palestrante abordou os gargalos e as oportunidades do segmento para os próximos anos, com os principais players do setor no Ceará, já que a atividade impacta diretamente diversos setores, como de alimentos, construção, entre outros. Uma das dificuldades que impedem o desenvolvimento multimodal no Brasil, por exemplo, é a alta carga tributária, com destaque para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

 “Em 1998, publicou-se a lei que cria o Operador de Transporte Multimodal (OTM), mas, dentre tantas questões, a tributária é um dos impeditivos. Diretamente refiro-me ao ICMS em que cada modal tem sua alíquota. Quem sabe o Ceará não seja o primeiro estado a levantar essa bandeira? Na Europa, esse sistema de transporte funciona muito bem. Países que querem ser desenvolvidos precisam rever sua logística, pois ela impacta diretamente a vida das pessoas”, explica Rotondo.

 Segundo a palestrante, a infraestrutura também é um dos grandes gargalos para o transporte. “Em junho, o governo federal anunciou a segunda etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL), com cifras de quase R$ 198,4 bilhões. Para o modal rodoviário estão previstos R$ 66,1 bilhões a serem aplicados de 2015 a 2018, conforme cronograma”, comenta.

Combustível

Neste mês, o diesel, principal insumo do setor rodoviário, sofreu um reajuste de 4%. Fatores como este tem afetado o segmento logístico de forma geral, tendo em vista que 70% de todo o transporte de cargas e passageiros no Brasil acontece por meio das rodovias. “Estão ocorrendo inúmeros aumentos. Quando isso ocorre, na lógica, deveríamos repassar para o consumidor, mas dado o atual período em que já não há consumo, temos que absorver esse prejuízo. Assim, muitas empresas estão fechando ou encerrando suas atividades na região”, afirma o presidente do Setcarce, Clóvis Nogueira Bezerra.

Conforme estudo do Banco Mundial, realizado em 2014, o País é o 65° colocado no ranking que mede a infraestrutura logística no mundo.

Fonte: Diário do Nordeste

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