Bloco Vida no Trânsito vai conscientizar foliões na abertura do Carnaval de Florianópolis

blocovida

Um trio elétrico com marchinhas de Carnaval abordando a segurança no trânsito vai conduzir o Bloco Vida no Trânsito na quinta-feira, 4 de fevereiro, em Florianópolis, em um dos eventos de abertura da festa mais popular do Brasil. A iniciativa, que acontecerá junto ao tradicional “Enterro da Tristeza”, faz parte das ações da Rede Vida no Trânsito (RVT) para evitar acidentes, principalmente em períodos de grande fluxo de veículos nas rodovias.

A concentração do Bloco acontecerá às 17 horas no Terminal de Integração do Centro (Ticen). Às 18 horas o grupo se deslocará para a Avenida Mauro Ramos, no cruzamento do a Major da Costa, aonde vai se unir ao Bloco SOS Saúde. Juntos os grupos participarão do grande evento que envolve foliões de todas as idades.

“Vamos distribuir informativos e materiais educativos de entidades que compõem a Rede Vida no Trânsito para evitar que ocorram acidentes nas saídas das festas”, explicou o coordenador de Promoção Social do Sest Senat Florianópolis, Sidnei Rocha, um dos representantes da entidade na RVT.
Como uma ação social, o Bloco Vida no Trânsito conta com a colaboração de voluntários. Por isso, Rocha salienta a importância da participação de interessados em contribuir com a causa. “Aqueles que se disponibilizarem em integrar a nossa equipe devem nos procurar durante a concentração para retirar, gratuitamente, uma camiseta do bloco”, explicou.

“Os temas abordados no bloco têm a intenção de lembrar da combinação fatal entre o álcool e a direção”, salienta o coordenador. Além de Sidnei Rocha, outros colaboradores do Sest Senat também participarão do evento.

Duas alas farão parte do bloco: a ala 1, Vida Segura, com personagens vestidos de condutores de veículos que não tenham ingerido álcool, e a ala 2, os Mortos no Trânsito, com motoristas seduzidos pelo uso do álcool. Na segunda ala haverá, ainda, uma Bike Gost, para chamar a atenção em relação às mortes de ciclistas nas ruas e rodovias.

Dados estatísticos – Florianópolis é a capital onde os motoristas mais admitem beber antes de dirigir. A constatação do Ministério da Saúde é comprovada pelas estatísticas. Foi confirmada a presença de álcool no sangue das vítimas em metade dos desastres com mortes ocorridos no trânsito da Capital catarinense no ano passado analisados pelo Grupo de Informação e Análise da Rede Vida no Trânsito. Dos 43 desastres com óbitos registrados entre janeiro e outubro do ano passado, 20 foram analisados pelo GI e, desses, 12 apresentaram associação de álcool. O Relatório das Análises dos Desastres no Trânsito do GI aponta a ocorrência de 53 desastres com óbitos entre janeiro e dezembro de 2015. Os homens seguem sendo as maiores vítimas: a proporção aumentou de 71,1%, em 2014, para 82% em 2015. A média de idade das vítimas ficou em 36 anos.

Fonte: HA/Imprensa Fetrancesc/Sest Senat – Com informações, Rede Vida no Trânsito.

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios