Volkswagen gastará milhões de euros em caminhões digitais até 2020

man_platooning_2015_4
MAN, da Volkswagen, vai investir mais em tecnologias autônomas (Foto: Divulgação)

MAN tenta recuperar desvantagem em relação a rival Daimler.
Desafio levará comboios semiautônomos de Munique a Roterdã.

A divisão de caminhões da Volkswagen anunciou nesta segunda-feira (4) que gastará cerca de meio bilhão de euros até o fim da década para aprimorar recursos digitais de veículos para o transporte de bens pesados, de acordo com a Reuters.

A decisão segue um movimento das fabricantes do segmento, que aumentam o foco em automação de transporte rodoviário de mercadorias.

A rival alemã Daimler saiu na frente entre as fabricantes que têm proposto caminhões sem motoristas, citando melhoras na segurança para os motoristas e eficiência de uso de combustível, enquanto preveem que a tecnologia vai superar obstáculos jurídicos no transporte de carga rodoviário.

A Volkswagen (VW), que começou a fortalecer suas operações com caminhões antes do escândalo de emissão de poluentes em setembro do ano passado, está investindo em digitalização e novas tecnologias de mobilidade como parte de esforços para se reposicionar e superar o escândalo ambiental.

O grupo da VW disse que gastará “uma quantidade de milhões de euros de em média três dígitos” nos próximos 5 anos em recursos digitais conforme busca melhorar a comunicação de sensores integrados com freios automáticos e outros sistemas.

Desafio
A MAN, parte da divisão de caminhões da VW com a subsidiária sueca Scania, está usando um evento em Munique, na Alemanha, nesta segunda-feira, para exibir a viabilidade de um sistema no qual um veículo dirigido por uma pessoa é seguido em comboio por outros caminhões semiautomatizados.

O desafio é levar um comboio de 3 caminhões, em que o primeiro é o “líder”, enquanto os demais semiautônomos apenas seguem sua rota, de Munique a Roterdã, na Holanda. Além de MAN e Daimler, outras fabricantes de caminhões também participam, como DAF, Scania, Iveco e Volvo.

De acordo com as fabricantes, quando um caminhão dirige atrás do outro a eficiência energética aumenta, com a redução da resistência do ar, e as emissões de poluentes pode ser diminuidas em até 20%. Os veículos se comunicam por meio de radares, GPS e sistema de wi-fi.

Fonte: Auto Esporte

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios