Dez consórcios com 29 empresas europeias e chinesas disputam a construção do Túnel de Água Negra, o mais longo da América Latina.
A licitação deve acontecer em outubro próximo, segundo as autoridades argentinas. No primeiro trimestre de 2018, será conhecido o construtor deste que é um dos maiores projetos de integração binacional da América do Sul.
O túnel unirá o porto chileno de Coquimbo e a província argentina de San Juan, cruzando a Cordilheira dos Andes.
Além disso, deve se transformar em um corredor bioceânico central, já que também permitirá a conexão com Porto Alegre, uma das zonas mais industrializadas do Brasil.
Resistente a nevascas
O Túnel de Água Negra custará um total de US$ 1,5 bilhão (R$ 4,86 bilhões) aos governos argentino e chileno, além de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Autoridades do Chile têm estimado que a obra, incluindo estudos de engenharia, desapropriações e construção, pode estar concluída em um prazo de oito a dez anos. Para o BID, levará oito anos e meio.
Entre as principais vantagens do túnel internacional está o fato de que ele será construído numa altura inferior à da atual passagem fronteiriça da zona conhecida como Paso de Agua Negra.
Isso garantirá seu funcionamento o ano inteiro, apesar das intensas nevascas do inverno, que muitas vezes impedem a passagem de veículos.
Exemplo do que isso significa é o fato de que, neste momento, o Paso de Agua Negra está fechado até novembro por causa das tempestades de neve nos Andes.
O BID já aprovou um primeiro empréstimo de US$ 40 milhões (R$ 129,7 milhões) para a estrutura e desenho final do projeto.
“Argentina e Chile compartilham uma das fronteiras binacionais mais longas do mundo, que têm um importante obstáculo físico – a Cordilheira dos Andes”, explica a Entidade Binacional Túnel de Agua Negra (Ebitan) em seu site.
“É impensável o crescimento do desenvolvimento regional e uma integração física satisfatória desta parte do Cone Sul latino-americano com tão escassas vias de comunicação de boa qualidade”, afirma ainda a instituição.
Como será
O novo projeto é parte de um corredor bioceânico que unirá o oceano Pacífico ao Atlântico desde o porto chileno de Coquimbo até Porto Alegre, no Brasil.
A obra de Água Negra prevê a construção de dois túneis paralelos, com duas pistas cada, ao longo de 14 quilômetros.
Os túneis terão um moderno sistema de ventilação, passagens de emergência para pedestres e para carros, medidas antissísmicas e cabines para as equipes de socorro nas suas saídas.
O setor argentino corresponderá a 72% de sua extensão e o chileno, 28%. Quando estiver pronto, terá um fluxo diário estimado de 2,2 mil veículos, 70% deles de carga.
Com características únicas – é a sétima em todo o mundo a unir dois países – a obra já é considerada a mais importante da América Latina depois da ampliação do Canal do Panamá, concluída em junho do ano passado.
Passagem estratégica
O Paso de Agua Negra é uma das 13 passagens rodoviárias entre Chile e Argentina e fica 4.765 metros acima do nível do mar.
“Ele fica localizado estrategicamente na faixa central dos dois países e foi considerado um investimento de grande prioridade, porque atrai trânsito próprio que não compete com o trânsito eventual de passagens contíguas”, diz a Ebitan.
O novo túnel será o segundo que cruzará a cordilheira. O primeiro é do túnel o Cristo Redentor, localizado na zona central dos dois países, ligando os Andes a Mendoza, na Argentina.
Segundo a Ebitan, o novo projeto não compete com o anterior, mas o complementa.
Aconcágua, projeto ‘inviável’
O Túnel de Água Negra não é o primeiro projeto desta envergadura.
No fim da década passada, começou a ser desenhado o projeto do Corredor Bioceânico Aconcágua, que previa um túnel de extensão nunca vista: 52 quilômetros.
Mas ao chegar ao poder, em 2015, o presidente argentino Mauricio Macri anunciou que daria prioridade ao Túnel de Água Negra.
Em fevereiro passado, o embaixador da Argentina no Chile, José Octavio Bordón, confirmou que o Corredor Bioceânico Aconcágua era inviável.
“Em dez anos, não avançou-se um só passo, por isso decidiu-se deixá-lo de lado”, disse o diplomata à rádio argentina MDZ.
Fonte: bbc
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios