Desafios impostos pelas novidades tecnológicas – que surgem cada vez mais rápido – demandam criatividade, experimentação e adaptação à mudança
Prever todas as transformações que ocorrerão nos próximos anos não é algo possível de ser feito. Mas é certo que o mundo está mudando em um ritmo cada vez mais acelerado; não há como lutar contra esse movimento. Assim, por mais que as novidades – principalmente as tecnológicas – causem algumas incertezas, o jeito é estarmos prontos para recebê-las, incorporá-las e, dessa forma, mudarmos com o mundo.
O setor de transporte brasileiro está dando os primeiros passos a fim de se preparar para o futuro e para essas transformações. Entre os dias 24 e 26 de julho, foi realizado o Workshop Inovar, Capacitar, Avançar, primeiro projeto do Fórum de Inovação do Transporte. O evento ocorreu na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília, e foi produto de uma parceria com a Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, por meio do mediaX, um catalisador de parcerias setoriais e acadêmicas que analisa o impacto das tecnologias sobre a sociedade.
Durante o workshop, integrantes do Fórum (que reúne representantes de todos os modais de transporte) assistiram a apresentações que abordaram a inovação sob diferentes perspectivas. Eles também participaram de atividades e tiveram acesso a metodologias capazes de auxiliar no planejamento dos próximos anos do setor.
“Esse foi o primeiro passo de um desafio grande, que é desenhar o transporte do futuro. O que buscamos é ser catalisadores desse processo”, explica o diretor internacional da CNT, Harley Andrade. Segundo ele, o setor deve ter uma postura proativa de análise e preparação para as mudanças. “Vivemos um momento de crise econômica e é difícil pensar no futuro quando se está preocupado em sobreviver. Mas é fundamental que o façamos. Temos que criar alternativas, oportunidades e uma situação melhor para atrair investimentos, com segurança jurídica, menos burocracia, além de oferecermos serviços alinhados às novas demandas.”
Promover a inovação no setor não é algo que ocorrerá de uma hora para a outra. Nem depende de ideias revolucionárias. Conforme Tamara Carleton, instrutora da Universidade de Stanford e professora visitante do Instituto de Tecnologia Waseda, no Japão, isso se constrói aos poucos. “Se você quer trabalhar com grandes mudanças, deve dar pequenos passos. Tudo isso leva tempo e prática. Passos para fazer progressos, para mostrar uma mentalidade positiva e encorajamento para todos os envolvidos.”
Para ela, há muito trabalho a ser feito no transporte brasileiro, mas o caminho começou a ser trilhado. “O fato de nosso time de Stanford fazer parte dessa conversa é excelente, porque nos mostra que as pessoas do setor querem mudar, acreditam na mudança e querem trabalhar com diferentes parceiros para fazer essa mudança acontecer.”
Transformação com pessoas
Embora costume-se associar o conceito de inovação à tecnologia, a diretora-executiva da mediaX, Martha Russell, destaca que são as pessoas que devem estar no centro desse processo. “Eu acho que o Brasil tem enormes recursos para criar o futuro do transporte e para empoderar as pessoas a participarem desse futuro”. Por isso, destaca a importância de se construir uma cultura de inovação, com estímulo à criatividade e às novas ideias. “Criar um ambiente em que se permita tentar coisas novas e celebrar o que funciona é o melhor caminho para chegar ao futuro que nós queremos compartilhar”, afirma.
Para a diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, o futuro é um campo de oportunidades. “A gente tem que focar nas pessoas, incentivar que elas pensem em como contribuir para essa construção. E nós, em conjunto, principalmente no SEST SENAT, podemos desenvolver técnicas para pensar na melhoria do setor, voltados para a inovação e a tecnologia”, avalia. Ela ressalta, ainda, que apesar da tendência de automação de atividades, outras áreas de atuação surgirão. Desse modo, é essencial capacitar os profissionais para as novas competências que o mercado de trabalho deve exigir nos próximos anos.
Segundo o diretor do ITL (Instituto de Transporte e Logística), João Victor Mendes de Gomes e Mendonça, as informações e as metodologias apresentadas no workshop serão levadas a todos os modais. “É preciso criar uma mentalidade receptiva para entender essa realidade e se colocar à disposição para a inovação. Ficou muito claro que isso é mais importante do que as tecnologias que serão criadas”, avalia. Segundo ele, esse é um dos objetivos centrais do ITL nos projetos desenvolvidos pelo Instituto. “Buscamos colocar executivos e gestores do transporte conectados com o que há de mais moderno no mundo, para contribuir com o desenvolvimento e com o ganho de competitividade do setor.”
Para os integrantes do Fórum de Inovação do Transporte, o workshop forneceu ferramentas valiosas e debates instigantes sobre os desafios que estão no horizonte do setor.
Fórum de Inovação do Transporte debate projetos
Após a conclusão do Workshop Inovar, Capacitar, Avançar, ocorreu a primeira reunião do Fórum de Inovação do Transporte. No encontro, os integrantes do grupo iniciaram a construção de um road map para o setor transportador.
Segundo o diretor do Escritório da CNT na Alemanha, Thiago Ramos, por meio dessa ferramenta, busca-se definir uma visão de futuro para o transporte brasileiro e um plano de desenvolvimento para alcançá-lo.
O road map reunirá, de forma integrada, informações como: necessidades de investimentos e de capacitação; gestão empresarial e visão estratégica; segurança jurídica e operacional; entre outros fatores. Conforme Thiago Ramos, isso é fundamental para que as tomadas de decisões no setor sejam estruturadas e sistêmicas.
Outros projetos estão em discussão pelo Fórum de Inovação do Transporte, entre os quais estão iniciativas em parceria com grandes empresas de tecnologia, como Google e Waze, e uma aceleradora de startups, que buscará apoiar novas empresas voltadas para inovação no setor de transporte.
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios