As paralisações que aconteceram no ano passado não devem se repetir, mas produtores se preocupam com possíveis atrasos nas entregas da soja e encarecimento do frete
Muitos produtores dependem da rodovia BR-163 para transportar a soja. Porém, um trecho de 90 quilômetros sem pavimentação causa prejuízos recorrentes para quem pretende exportar a soja pelos portos do Norte do Brasil, especialmente quando há a incidência de chuvas, o que causa atolamentos de caminhões e atrasos no transporte.
O município de Sorriso (MT), um dos principais produtores de grãos do Centro-Oeste, depende exclusivamente da BR-163 para o escoamento de grãos com destino aos portos de Miritituba e Santarém, na região Norte do Brasil. Outras rotas que usam a BR-163 seguem para Santos ou Paranaguá, nas regiões Sudeste e Sul, respectivamente. Segundo Luimar Gemi, presidente do sindicato rural de Sorriso (MT), os produtores já estão preocupados com o escoamento da safra 2017/2018. “A gente prevê problemas na rodovia nesta safra porque, em condições normais, o movimento já é acima do que a rodovia comporta. A BR-163 precisaria ser duplicada, é uma necessidade”, afirmou Gemi em entrevista à Farming Brasil.
Pare e siga
No ano passado, muitos caminhões ficaram atolados na BR-163 e os atrasos no transporte chegaram a 15 dias. O setor espera que a safra 2017/2018 seja diferente. “Esse cenário não deve se repetir”, diz Edeon Vaz Ferreira, diretor executivo do Movimento Pró-Logística da Aprosoja-MT. “O caminhão vai chegar [ao porto], no máximo pode haver atraso de algumas horas ou até um dia.”
O diretor executivo do Movimento Pró-Logística conta que em 2017 foram escoadas 7 milhões de toneladas de grãos pelos portos de Miritituba e Santarém e a expectativa para este ano é de 11 milhões de toneladas. Para garantir a trafegabilidade na BR-163 foi criado o programa Pare e Siga, em operação desde dezembro de 2017. A iniciativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o apoio da Polícia Federal Rodoviária e Exército, deve continuar monitorando a estrada até maio. “O fluxo [de veículos] é muito grande, então eles são obrigados a parar os caminhões quando chove muito”, explica Edeon Vaz Ferreira, diretor executivo do Movimento Pró-Logística da Aprosoja-MT. Nesses casos, ele orienta que os caminhoneiros devem esperar a redução e o enxugamento da chuva para evitar atoleiros e seguir a viagem em segurança.
Medo e planejamento
Nessa época do ano, quando a incidência de chuvas é maior, as tradings optam em levar a soja para a região Sul ou Sudeste, mesmo com distância maior e frete mais caro, em vez de arriscar a ter prejuízos com o fretamento até Miritituba, no Norte do Brasil. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, grande parte da produção desse município e de Lucas do Rio Verde é levada até Paranaguá. “A gente usa muito o escoamento para a região Norte na segunda safra, quando chove menos”, diz Lumi. “As empresas optam em levar a soja para o Sul para evitar que a carga fique parada [na rodovia]. Ano passado foi o primeiro ano de movimento forte e deu problema. A empresa compradora tem prazo a cumprir, eles não podem ficar à mercê de uma rodovia que não funciona.”
Preço do frete
Em alguns casos, a mudança de porto faz o preço do frete subir consideravelmente. Enquanto que utilizando a rodovia BR-163 para transportar a soja de Sorriso (MT) para Miritituba custa R$ 195 por tonelada, o frete para o Porto de Santos custa R$ 265 por tonelada e para Paranaguá fica em R$ 240 por tonelada, de acordo com levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) em janeiro de 2018. As condições difíceis da rodovia BR-163 são capazes de alterar o cenário. Durante o pico de colheita da safra passada, o frete para Miritituba chegou a custar R$ 210. “Quando a BR-163 for pavimentada e não tiver mais nenhum problema, a redução do valor do frete está estimada em 34%”, afirmou Edeon, do Movimento Pró-Logística, durante entrevista à Farming Brasil. “Hoje estamos pagando um frete muito alto em função do período chuvoso.” A previsão é de que as obras sejam concluídas e o preço do frete seja reajustado a partir da safra 2019/2020.
Impacto para o produtor
O aumento do custo do frete afeta diretamente o produtor rural, já que as tradings descontam esse valor do preço pago pelos grãos. “Esperamos que as nossas lideranças enxerguem que a região contribui com a balança comercial e faça os investimentos necessários na BR-163”, diz Lumi.
Vendas futuras atrasadas, tráfego menor
Como as vendas futuras de soja estão atrasadas nesta safra, o volume de soja escoado nesse período deve ser menor na comparação com o ano passado. De acordo com o Imea, a comercialização da safra de soja 2017/2018 chegou a 42,40% na última semana, atraso de 7.69 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. “O que a gente imagina é que não tenha um pico de escoamento tão intenso como no ano passado”, diz Lumi. “Mas isso é só até aparecer um preço melhor, chegar um navio vazio no porto e todo mundo começar a fazer venda e ir para a estrada.”
Histórico de prejuízos
A rodovia BR-163, estrada que liga o Rio Grande do Sul ao Pará, é uma das principais rotas para o escoamento da produção agrícola do Brasil, com importância estratégica especialmente para a rota de exportação da soja produzida na região Norte de Mato Grosso. A BR-163 corta os estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. São mais de 3.400 quilômetros de extensão que cruzam aos principais municípios produtores de milho e soja.
Apesar de sua importância para o agronegócio, falta investimento em melhoria e manutenção da rodovia BR-163. Tradicionalmente, os produtores, caminhoneiros e empresas que comercializam grãos enfrentam prejuízos a cada safra causados pelo déficit logístico. Para quem precisa da BR-163, o trecho mais crítico está entre os estados de Mato Grosso e o Pará, onde há 90 quilômetros de rodovia sem pavimentação. Esse trecho está no coração da rota que liga os municípios mato-grossenses aos portos do chamado “Arco Norte”, um importante destino para exportar a soja.
Em 30 quilômetros desse trecho foi feito um revestimento primário, o que facilita a circulação dos caminhões. Porém, os 60 quilômetros restantes seguem sem pavimentação. Quando chove, a situação fica ainda mais complicada nesse trecho de terra. Atolamentos de caminhões atrasa as exportações de soja e gera graves prejuízos financeiros ao setor. Com a colheita da safra 2017/2018 ganhando força e a chegada do período chuvoso nessa região, a trafegabilidade na BR-163 preocupa. O setor se vê obrigado a enviar a soja para portos mais distantes e arcar com um frete mais caro.
Prejuízos em 2017
Em fevereiro de 2017, o excesso de chuvas inviabilizou o tráfego nessa região, causando prejuízos altíssimos e deixando centenas de caminhoneiros e cargas paradas na via. Nesse período, além de muita fila, o número de caminhões trafegando na na BR-163 foi reduzido de 800 para 100 por dia.
Cálculos da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) indicam que para cada dia em que os portos ficaram impedidos de embarcar mercadorias, o prejuízo para as empresas transportadores foi de US$ 400 mil. Atualmente, é possível acompanhar relatórios diários nos períodos da manhã e da noite publicados no site www.br163pa.com. De acordo com informações do DNIT, a plataforma apresenta também a previsão do tempo na BR-163/PA e orientações para passagem na rodovia.
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios