No dia 24 de julho, o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo e Região, o SETCESP, realizou o tradicional almoço da diretoria plena que, neste ano, contou com a participação do Governador do estado de São Paulo, Márcio França.
Durante o evento, foram debatidas questões relacionadas ao TRC brasileiro que, no atual momento, vive a expectativa de algumas transformações, como a eminente aprovação do Marco Regulatório e a tramitação de uma tabela de frete mínimo para o setor.
Chico da Boleia esteve presente no almoço e pode conversar com Flávio Benatti, presidente da FETCESP, e com Tayguara Helou, Presidente do SETCESP e anfitrião do evento. Ambos falaram sobre o cenário econômico atual e as expectativas do setor para o este novo semestre. Confira na íntegra.
Chico da Boleia: Flávio, estamos praticamente iniciando o segundo semestre. Qual a expectativa para o setor dos transportes?
Flávio Benatti: Olha Chico, na realidade a economia brasileira dá sinais de uma pequena recuperação. Atualmente se tem falado de um crescimento de 1,5% do PIB. Isto é insuficiente! Ou seja, a economia brasileira ainda está andando de lado. Consequentemente o nosso setor é um dos mais afetados por isso, porque não havendo um acréscimo da produção, um aumento da economia, o setor do transporte é muito prejudicado. Nós vemos com certa preocupação essa situação. O único setor que tem respondido bem economicamente é o agronegócio, que cresce acima dos índices do PIB. Esse setor nesse momento está sendo afetado pela questão do tabelamento de frete. Há uma grande discussão sobre esse ponto e nós precisamos realmente avançar nisso, saber como ele vai ficar, para que possamos ter um resultado melhor. Lamentavelmente o que temos para colocar é isso. Não podemos comemorar aquilo que na realidade não existe. Estamos próximos a um processo eleitoral e esse momento traz incertezas para investidores. A gente vê que os investimentos para o país ainda não estão acontecendo como deveriam – embora o Brasil seja um país que precise de grandes investimentos, de uma parceria público-privada, não só no discurso. Nos últimos anos a gente tem visto que essas parcerias não saem do papel muito em função da incerteza de credibilidade na política do país, incerteza sobre os ajustes que precisam ser feitos, como a questão da previdência, da carga tributária, entre outros. Se fala muito em reformas, mas as coisas não estão saindo do papel. Então, o Brasil vive esse momento que é de muita incerteza e de muita expectativa, para que a gente possa saber qual é o rumo que ele vai tomar daqui em diante.
Chico da Boleia: Tayguara, como você vê o cenário econômico para o setor de transporte aqui em São Paulo nesse segundo semestre?
Tayguara Helou: Chico, em primeiro lugar, é um prazer recebe-lo aqui. O Chico da Boleia é o melhor periódico multimídia do nosso setor. É um prazer conversar contigo, com seus leitores e ouvintes. A gente acredita que o segundo semestre de 2018 seguramente será melhor do que o primeiro. Isso é natural, é histórico! Alguns dos indicadores de desenvolvimento foram reduzidos agora e foram reavaliados por grandes instituições, grandes autarquias públicas.
Mas o Brasil é um país que já deu certo. Eu sou pragmático e sou fã de carteirinha do nosso país. O nosso setor tem uma responsabilidade muito grande em viabilizar indústria, comércio, varejo e a sociedade brasileira. Hoje, a gente realiza aqui na Federação um grande evento. Recebemos o governador do estado de São Paulo, Marcio França, que trouxe uma palavra muito positiva em relação ao estado. Então eu me sinto satisfeito e muito feliz.
Chico da Boleia: Está acontecendo a discussão sobre a tabela do frete que tem gerado muitos debates entre o poder público e o setor. Também está em pauta no Congresso Nacional a questão do marco regulatório. Qual a posição do SETCESP sobre isso?
Tayguara Helou: São dois assuntos muito polêmicos e a gente sabe disso. Sobre o preço mínimo de frete, que é diferente de uma tabela, o setor está muito dividido. Uma parte apoia e a outra não. Enquanto entidade, nosso posicionamento é técnico, por isso estamos fazendo um estudo junto com o DECOP, Departamento de Estudos Econômicos da NTC & Logística, para que a gente possa elaborar uma nota técnica e sair com uma sugestão daquilo que está errado na tabela, na base de cálculo, na aplicabilidade, e por assim vai. Então a posição da nossa entidade é neutra e técnica.
Em relação ao marco regulatório, ele tramita pelas casas legislativas. Está ainda sob análise do Senado nacional, que vai abrir um prazo para que se faça o rito necessário para a aprovação do marco. E nós estamos acompanhando e dando sugestões de muito perto.
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios