Cerca de cinco meses. Esse é o tempo médio de espera para quem compra hoje receber o caminhão Volvo FH mais vendido no mercado nacional, o modelo que acaba de completar 25 anos desde seu lançamento.
Carro-chefe de vendas da montadora sueca, com 70% de participação, o caminhão Volvo FH é um termômetro que dá indícios de um despertar no mercado de veículos pesados. “É um caminhão consagrado e desejado, que entrega resultado e se vende sozinho”, avalia Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões da Volvo no Brasil. Em associação às características de um produto consagrado, o executivo destaca que “o mercado está bom” e é essa afirmação que indica sintomas positivos no mercado. No ano passado, a linha F, cuja plataforma inclui os modelos FH e FMX, vendeu cerca de 6,5 mil unidades. “O mercado da linha pesada cresceu 80%, nós acompanhamos e ainda ficamos um pouco acima do mercado”, relata Fedalto.
E, ao que tudo indica, a Volvo está se preparando para sustentar um novo crescimento de vendas nos próximos meses. O primeiro passo foi abrir a contratação de novos funcionários para aumentar a produção, o que começou a ser feito neste mês. A fábrica da marca em Curitiba (PR) estava com os funcionários trabalhando em um turno e meio e, após a eleição presidencial, a administração decidiu aumentar esse meio turno. A princípio, só não vai conseguir alcançar dois turnos completos porque está sofrendo com a falta de componentes para aumentar ainda mais o volume de produção.
“O mercado está muito mais positivo após a eleição (presidencial), o nível de confiança está muito mais alto. Nós sabemos que o país não está fácil, tem muita coisa para arrumar, os empresários têm consciência disso, mas existe uma expectativa muito positiva de que a economia vai crescer, o desemprego vai cair, só que isso não vai acontecer em janeiro, será um processo”, declara o executivo. Ele conta que antes da eleição presidencial muitos empresários diziam, em conversas informais, que não fariam novos investimentos e preferiam mandar dinheiro para o exterior. “Hoje já não se houve mais isso. Os empresários estão tomando decisão de investimento, os clientes estão pedindo cotação, há um ânimo muito positivo no Brasil, com a consciência de que o caminho é muito duro. O ambiente está muito melhor”, constata.
As vendas só não estão maiores, segundo ele, por causa do gargalo no fornecimento de componentes. Para driblar a falta dos itens em sua linha de produção, a Volvo foi buscar essas partes em mercados como a Ásia e o Oriente, que não estão tão bem quanto a Europa ou os Estados Unidos, e puderam disponibilizar o fornecimento. O índice de nacionalização do FH está em torno de 65%. “Alguns componentes serão sempre importados, mas a partir de 2020 isso deve normalizar porque estamos fazendo investimentos para regularizar o fornecimento desses componentes”, diz.
Fedalto analisa que, além do agronegócio ter colaborado para o aquecimento das vendas, o setor industrial, que vinha caindo ano após ano, voltou a crescer, ainda que lentamente. “Enquanto havia um grande medo político, nenhum empresário estava contratando, precisava de mão de obra, mas não contratava. A partir do momento da eleição, o empresário decidiu contratar. Está confiante de que vai ser melhor. A expectativa é muito positiva”, comenta.
Caminhão Volvo FH 25 anos
O executivo participou das comemorações dos 25 anos do caminhão Volvo FH que soma 1 milhão de unidades comercializadas em todo o mundo e mais de 130 mil na América Latina. A montadora lançou uma edição comemorativa limitada a 25 unidades que foram vendidas a 25 clientes escolhidos pelos concessionários, cujo histórico simboliza a longevidade da parceria com a Volvo.
Edição especial de 25 anos do caminhão Volvo FH
Essa série especial agrega todos os avanços tecnológicos,itens de segurança e inovações de design do FH. Os caminhões receberam cor exclusiva “vermelho perolizado”, para fazer uma alusão aos primeiros veículos da linha, que eram vermelhos e chegaram importados da matriz da Volvo na Suécia, em 1993. Nas laterais, foram customizados com um logo em prata, cinza e laranja com faixas que formam o número “25”. Para o interior do veículo também foram pensados detalhes na cor laranja nos pespontos dos bancos que combinam tecido e couro, cintos de segurança, tapetes e decalques refletivos nas portas.O volante tem acabamento em couro e o painel recebeu kit multimídia com tela touch de 7′. O veículo foi equipado com câmera de ré, tem escotilha superior com acionamento elétrico e geladeira para maior conforto do motorista.
Cabine do caminhão Volvo FH
Entre os itens de segurança, a série comemorativa tem controle eletrônico de estabilidade, sensor de mudança de faixa, sensor de ponto cego, piloto automático inteligente (anticolisão), sensor de chuva, freios eletrônicos a disco, airbag e freios ABS. A edição especial de 25 anos foi disponibilizada nas versões 6×2,com motor de 460 cv / 2.300 Nm e 6×4, com motor 540 cv / 2.600 Nm.
Na Alemanha
“Com o caminhão Volvo FH, por diversas vezes estabelecemos novos limites na indústria de caminhões. Com este modelo criamos novas possibilidades para um transporte cada vez mais seguro, rentável, eficiente e de baixo impacto ambiental”, disse Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks. Ele participou da entrega da unidade especial do FH de número “1 milhão” para a Gesuko, uma empresa transportadora da Alemanha.
(Futuretransport/Amarilis Bertachini)
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios