Voltado para o gerenciamento de equipes comerciais, Smart Seller busca revolucionar o segmento de reforma de pneus
Uma empresa com 46 anos de estrada, mas que mantém um olhar disruptivo para o futuro. Esta é a Vipal Borrachas, que está lançando uma inovadora plataforma pensada especialmente para promover o acompanhamento de equipes comerciais de maneira a proporcionar maior controle dos processos e eficiência operacional. Trata-se do Smart Seller, que além de incentivar a manutenção e a fidelização de clientes, tem como objetivo apoiar a prospecção de novos clientes, sendo a primeira plataforma global da empresa.
Desenvolvido em parceria com a Salesforce, empresa americana líder em software de gestão de relacionamento com cliente (CRM) no mundo, o Smart Seller vem responder a uma antiga e recorrente demanda de clientes. Por meio de workshops de co-criação com proprietários de reformadoras da Vipal Rede Autorizada e equipe interna, surgiu a necessidade de dar corpo a um sistema que se pudessem gerir toda a atividade comercial através de ferramentas fáceis, ágeis e com foco na experiência do usuário para auxiliar a rotina das equipes.
Entre as funcionalidades do Smart Seller estão o cadastro de clientes, o acesso ao histórico de atividades realizadas (inclusive ligações feitas e recebidas) e de oportunidades, além do uso de microfone para ditar os relatórios em áudio, os quais são transformados em texto e registrados no sistema como report de compromissos, tais como atividades externas e demandas internas. Outra facilidade é a possibilidade de se criar registros in loco, mesmo durante a visita, sem a necessidade de se reservar um momento posterior para incluir as informações. Essa função tem como vantagem a otimização do tempo durante uma visita, desburocratizando a rotina de quem está na atuação de campo.
Igualmente, todos os dados existentes na plataforma são passíveis de se tornarem informações, inclusive as ligações telefônicas, o que permite ao gestor e ao próprio usuário identificar oportunidades de negócio e melhorar o relacionamento com seus clientes, bem como ter uma real situação das demandas de forma muito simples e intuitiva. Através de um painel gerencial, a plataforma dá condições de se observar o andamento de todas as oportunidades e em qual fase se encontram, possibilitando verificar onde se está ganhando, perdendo e porquê. O Smart Seller também conta com tecnologia de geolocalização para identificação de frotas ou fazer check-in e check-out de onde se está realizando uma atividade.
“A ideia do Smart Seller surgiu a partir da nossa percepção daquilo que nossos clientes, os reformadores de pneus, traziam recorrentemente como dificuldades que enfrentam no seu dia a dia”, diz Tales Pinheiro, Gerente de Marketing da Vipal. “Desenvolvemos workshops com este público para compreender quais eram essas dificuldades e pensarmos em como solucioná-los. Vimos que uma das maiores questões estava ligada justamente à gestão comercial e naquilo que se referia aos vendedores. Assim, através de um grupo multidisciplinar, chegamos à ideia de usar a tecnologia para atender a essas demandas dos clientes”, conta Pinheiro.
“O Smart Seller está sustentado em dois grandes pilares: gestão dos atuais clientes e prospecção de novos negócios”, ressalta Maicon Calvi, Analista Inteligência de Mercado da Vipal Borrachas. “Este aplicativo fará com que tanto a Vipal quanto a Rede Autorizada tenham na palma da mão todas as informações relevantes a seus clientes, tornando nossos processos ainda mais ágeis, eficientes e assertivos, além de desburocratizar algumas atividades”, relata. Calvi salienta o quanto a novidade deve beneficiar reformadores parceiros e consultores de negócio da Vipal. Ele aponta que, entre as funcionalidades, a novidade traz a inovação de integrar um Big Data à plataforma. “Através do Scanner de Frotas, faremos com que as buscas se tornem fáceis e eficientes, permitindo que nenhuma oportunidade seja perdida”, sinaliza. “São mais de 1 milhão de empresas disponíveis para serem localizadas no Brasil, tudo em poucos cliques.”
O desenvolvimento técnico é outra vantagem que vem agregar qualidades ao Smart Seller. “A plataforma tem a Salesforce como um dos fornecedores, o que significa estarmos junto à maior empresa de CRM do mundo, com as melhores práticas de venda, ouvindo mais de 5 milhões de usuários. Com isso, a gente traz toda a expertise mundial da Salesforce no que se refere ao poder de negociação, de força de comunicação e de controle de informação já aplicada em diversos tipos de segmento aliado à nossa expertise em reforma de pneus como líderes desse mercado”, explica Calvi.
Para o Diretor Comercial e de Marketing da Vipal Borrachas, Guilherme Rizzotto, o Smart Seller simboliza mais um momento de disrupção numa história marcada pela inovação como a da empresa. “A Vipal sempre foi uma empresa disruptiva, que quebrou modelos. Isso está no nosso DNA”, afirma. “O mundo caminha para mais tecnologia, mais informação, e uma ferramenta como esta serve para que todo o time Vipal acompanhe estas mudanças”. Ele ainda destaca: “o Smart Seller nos dá oportunidade de, a partir de dados consistentes e alimentados por nossa equipe, gerar mais e mais negócios que nos permitam levar a Vipal aos 100 anos”.
Sobre a Vipal
Em 45 anos de estrada, a Vipal Borrachas se tornou uma das maiores empresas de reforma de pneus do mundo. É líder no Brasil e na América Latina, com cerca de 300 reformadores autorizados, sendo mais de 200 no Brasil. Tornou-se uma especialista na indústria da borracha, sendo a única empresa com uma linha completa de reforma e reparos para todos os tipos de pneus. Além disso, oferece compostos de borracha, pisos e lençóis, produtos para indústria, pneus de moto e câmaras de ar e ainda fabrica máquinas para reforma de pneus carga e agro. Para abastecer este mercado, a Vipal conta com 4 fábricas na América do Sul com capacidade instalada superior a 19 mil toneladas por mês e 3 mil funcionários que usufruem de uma estrutura física de 183 mil m². Ao longo dos anos, a Vipal tem aliado experiência a conhecimento técnico. Possui uma Universidade Corporativa e um dos mais robustos Centros de Pesquisa e Tecnologia do mundo no segmento, comportando 13 laboratórios. Toda essa estrutura se reflete em produtos de excelência que são referência de qualidade em todo o mundo.
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