HYUNDAI H2 XCIENT: O caminhão coreano movido à hidrogênio está próximo

A Hyundai se tornou uma das principais empresas na hora de apostar na tecnologia da célula de combustível de hidrogênio. Uma tecnologia que embora seja cara e complexa, já oferece destacados representantes que são uma boa alternativa, como o Hyundai Nexo da marca coreana junto com outros modelos como o Toyota Mirai e o Honda Clarity Fuel Cell.

Agora a Hyundai quer mostrar uma nova criação impulsionada por hidrogênio, mas centrada no transporte pesado. Um moderno caminhão que a marca apresentou no Salão de Hannover 2018 e que agora revela novos detalhes sobre seu powertrain. Os motores elétricos do H2 Xcient produzirão uma potência total de 190 kW (255 CV), associados a duas células de combustível e com sete tanques de hidrogênio capazes de armazenar 35 quilos. Além disso, a autonomia será cerca de 400 quilômetros.

Pela única imagem do concept, será um caminhão com uma forma muito aerodinâmica, mas mantendo uma estética que em essência é a mais ou menos habitual para os veículos pesados que podemos ver hoje em dia nas estradas. São detalhes como a carenagem das rodas traseiras e as calotas das dianteiras, o spoiler sobre a cabine e os retrovisores com forma aerodinâmica, que mostram até que ponto este caminhão é concebido para ser eficiente.

É claro que a outra chave será o uso de uma célula de combustível de hidrogênio, tecnologia em que a Hyundai está trabalhando junto com o Grupo Volkswagen. Além disso, os últimos movimentos da marca serviram para selar importantes acordos com as empresas H2 Energy, Hydrospider, Alpiq e Linde. Tudo isso com a ideia em mente de criar uma rede europeia de transporte composta por caminhões ecológicos e um modelo de negócio que inclua a produção de hidrogênio e a construção de toda a infraestrutura necessária para seu reabastecimento. Por enquanto, o país onde inicialmente este plano será implantado será a Suíça, mas os planos de futuro passam por estender-se a outros países como Alemanha, Áustria, Noruega e Holanda.

Com este futuro novo integrante, o segmento de caminhões impulsionados por energias alternativas fica realmente interessante com duas apostas diferenciadas: por um lado a da Tesla, Volvo, Daimler e Renault com elétricos alimentados por baterias, com Toyota, Nikola One e agora este Hyundai com a célula de combustível de hidrogênio. O tempo dirá qual das duas tecnologias é a melhor.

Fonte: Planet Carz
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios