Veja 7 componentes para caminhão que mais necessitam de cuidados

Criar um cronograma preventivo de manutenção do caminhão e segui-lo é uma das maiores responsabilidades de um frotista. Essa prática é essencial para favorecer a segurança tanto dos caminhoneiros quanto dos veículos usados para realizar as operações de carga e descarga. E uma etapa importante dessa missão é revisar peças para caminhão no período certo.

Existem inúmeros componentes na parte elétrica e mecânica de um caminhão que devem ser substituídos eventualmente. Cada um tem seu prazo e sinal de desgaste. Observar a durabilidade de todos eles é indispensável para reduzir custos operacionais na sua frota.

Por isso, neste artigo, reunimos os componentes para caminhão que mais precisam de cuidados. Confira!

1. Freios

De importância incontestável para a segurança de qualquer veículo, os freios devem estar em perfeito funcionamento. A ausência desse tipo de manutenção pode gerar um desgaste acentuado nas peças — lonas, molas, patins, tambores e retentores.

Os principais indícios causados por falhas nesse sistema são:

  • danos nos rolamentos e nos pneus;
  • aumento na distância de frenagem;
  • superaquecimento;
  • ruídos e vibrações ao frear;
  • baixa durabilidade das lonas.

A vida útil desses componentes está relacionada à intensidade e frequência de uso do caminhão, ou seja, quanto mais rodar, mais rapidamente a troca deverá ser feita. Logo, é preciso checar a regulagem de todo o conjunto. Se houver alguma folga entre as peças, troque o kit todo.

2. Sistema elétrico

A injeção eletrônica precisa ter o software atualizado na frequência indicada pela montadora. Já a parte elétrica deve ser inspecionada periodicamente. Verifique sempre o funcionamento de sensores, atuadores e válvulas.

Para garantir o bom funcionamento desse sistema, também é necessário revisar o alternador e a caixa de fusível. Cuidar desses componentes evita a sobrecarga do caminhão ao ligar acessórios elétricos. Para evitar problemas repentinos, tenha fusíveis reservas para substituir os que estão danificados.

3. Motor

motor merece atenção redobrada, pois é o sistema mais caro do caminhão, além de ser o “coração” do veículo. Caso ele sofra alguma pane na estrada, o caminhoneiro corre o risco de ficar desamparado. Por isso, é importante revisá-lo antes e após as corridas.

Várias partes do sistema de motorização devem ser conferidas, como nível de força (torque), injeção de combustível, partida, entre outras. Se o desempenho estiver aquém do esperado, pode ser que ele consuma diesel em excesso ou puxe pouco ao transportar cargas pesadas.

4. Suspensão

A suspensão é muito exigida nos veículos de carga, devido ao peso carregado e às irregularidades das estradas. Portanto, cheque todas as peças desse sistema — amortecedores, bandejas, batentes, molas e barra estabilizadora.

É importante observar com atenção para detectar desgastes nesses componentes, além de lubrificar os pinos que apoiam todos eles. Por fim, basta ver também se os grampos e parafusos estão frouxos ou soltos.

Entre os sinais de problemas na suspensão, o motorista pode sentir trepidações e escutar ruídos ao fazer curvas ou ultrapassar buracos. Viajar nessas condições é muito perigoso. A função desse sistema é estabilizar a dirigibilidade do caminhão. Em situações extremas pode haver até a mesmo a perda de controle.

5. Embreagem

Ela transfere a força do motor para o sistema de transmissão e, por último, às rodas. Próxima à caixa de câmbio, a embreagem contém diversas peças importantes, como disco, platô e rolamento.

Os sinais de desgaste são facilmente percebidos durante a troca de marchas, quando ocorrem ruídos, trepidações e falhas. Nesses casos, procure por um mecânico especializado para revisar o quanto antes, já que o seu mau funcionamento pode causar acidentes graves.

Ainda que apenas um dos componentes esteja quebrado ou com defeito, o ideal é fazer a troca de todo o conjunto de embreagem. Além disso, existem alguns cuidados que prolongam a vida útil da embreagem, como a calibração e a lubrificação das peças. Executar as trocas de marcha da maneira correta também ajuda a diminuir seu desgaste.

6. Iluminação

A iluminação é essencial e obrigatória, pois impacta na segurança, já que as luzes ajudam na direção diurna e noturna. Fazem parte desse conjunto:

  • faróis dianteiros e de neblina;
  • piscas;
  • lanterna;
  • luzes de posição, placa, freio e ré.

Por lei, todas as luzes devem funcionar corretamente ou o condutor pode ser autuado. Por isso, antes de pegar a pista, verifique as luzes dianteiras e traseiras para identificar se há uma lâmpada queimada. Caso seja necessário trocá-la, faça em pares, pois ambas têm durabilidade similar.

Outra recomendação é ver se o componente óptico está bem colocado, pois as vibrações sofridas pelo veículo podem soltar alguma peça, desregulando a iluminação.

7. Pneus

Os pneus são os únicos acessórios que entram em contato com o chão, logo, seu desgaste é inevitável. E quando se trata de um caminhão que suporta muito peso, eles demandam atenção redobrada por parte do frotista e do caminhoneiro.

Os sinais de deterioração são fáceis de detectar com somente uma avaliação visual. Portanto, veja se existem bolhas, rachaduras ou saliências em sua superfície. Inspecione também a profundidade dos sulcos: eles devem estar no nível recomendado pelo fabricante. Transitar com pneus carecas é muito arriscado.

Para conservar os pneus, providencie a calibragem semanal, além de fazer alinhamento, balanceamento e rodízio a cada 10 mil km rodados. No momento da troca, escolha pneus de qualidade. Dessa forma, você garante o bom desempenho e segurança da sua frota.

Após saber quais peças/componentes para caminhão necessitam de cuidados especiais, você pode potencializar seu cronograma de manutenção preventiva. Ao fazê-lo, sua frota terá desempenho operacional garantido, além de reduzir custos e reforçar a segurança de todos os envolvidos.

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Fonte: WLM Scania
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