Lançamento do Brasil Natural Power consolida a IVECO no caminho para um transporte mais sustentável

O pontapé inicial da montadora será por meio da venda assistida de 20 unidades, em operações que serão monitoradas em grandes transportadores do Brasil até 2023, do Hi-Way NG 6X2 600S46T, movido a gás natural. (Foto: divulgação/IVECO)

Lançamento do Brasil Natural Power consolida a IVECO no caminho para um transporte mais sustentável

Com aporte de R$ 60 milhões, a iniciativa visa atender as peculiaridades operacionais do transporte no Brasil e tem início pela utilização do gás natural e do biometano

Mais que agenda institucional, o ESG se tornou o norte para empresas de diferentes segmentos atuarem com mais ênfase em temas ambientais, sociais e de governança. No setor de transportes, a abordagem ganha ainda mais importância, em função da utilização de combustíveis fósseis nos veículos. Mas a mudança está a caminho. Nesse sentido, a IVECO utiliza a expertise global da marca no desenvolvimento de produtos com tração alternativa e apresenta o Brasil Natural Power, programa que tem a missão de desenvolver um ecossistema estruturado e produzir veículos comerciais – cargas e passageiros – movidos a combustíveis alternativos.

Com aporte de R$ 60 milhões, a iniciativa visa atender as peculiaridades operacionais do transporte no Brasil e tem início pela utilização do gás natural e do biometano.

– O futuro é construído por ações realizadas no presente, e é com esse pensamento que a IVECO realiza iniciativas concretas, como o Brasil Natural Power, no sentido da descarbonização e da promoção de um transporte mais limpo. A IVECO não para e continuaremos em movimento buscando soluções inovadoras e transformando produtos e serviços em sustentabilidade e produtividade para nossos clientes – diz Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

O pontapé inicial da montadora será por meio da venda assistida de 20 unidades, em operações que serão monitoradas em grandes transportadores do Brasil até 2023, do Hi-Way NG 6X2 600S46T, movido a gás natural pelo motor Cursor 13 de 460 cv de potência da FPT Industrial. A operação é realizada em parceria com um grande grupo econômico do setor de terceirização de frotas. Também participam do programa a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), intermediando a relação com a rede de distribuição para promover a expansão da infraestrutura do gás natural no Brasil; a ZF, com a produção da transmissão que equipa os caminhões; e a Bosch, que reunirá os dados do veículo e utilizará a informação como parâmetro para, em conjunto com a montadora, implementar melhorias na versão de produção em série do produto, baseado nas missões reais monitoradas.

Os caminhões que participam do programa, que demandou 70 mil horas de desenvolvimento, têm a melhor relação potência/economia do segmento, autonomia de até 500 quilômetros e validarão, do ponto de vista do cliente, em missões reais e diversificadas, a experiência do transportador e do motorista com a performance dos veículos.

Bernardo Brandão, diretor de Marketing e de Portfólio de Produto da IVECO para a América Latina, afirma que, a princípio, o Brasil Natural Power terá o gás natural e o biometano como base, mas destaca que outras opções de propulsão já estão sendo analisadas para o futuro. “A IVECO aposta no gás como uma alternativa viável no curto prazo para a redução de poluentes e com TCO atrativo para o transporte de cargas e pessoas. Já temos essa tecnologia consolidada, e ela servirá como ponte para os próximos passos do programa. É importante destacar que o futuro da propulsão alternativa é composto por uma matriz com diversas tecnologias, e as soluções devem ser combinadas pensando nas missões e objetivos dos nossos clientes. Nós, da IVECO, já estamos nos preparando para isso” explica Brandão.

A IVECO tem ampla experiência na utilização do gás natural em seu portfólio. Na Europa, são aproximadamente 35 mil veículos da marca rodando com o combustível e na América Latina, duas mil unidades.

Na Argentina, a montadora se destaca neste cenário como a primeira do país a ter o certificado de homologação para fabricar caminhões movidos a gás natural comprimido (GNC), com a licença LCM (Model Configuration License) para o Tector 160E21 e com como a entrega de 100 unidades do Stralis NP Cursor 13 GNC para a NRG Argentina SA, fornecedora de areia de fratura para a indústria petrolífera, em especial na região de Vaca Muerta, próximo à Patagônia, onde está localizado um dos maiores reservatórios de petróleo e gás do mundo.

Em outros países da América do Sul, produtos da IVECO para o transporte de cargas e de passageiros rodam movidos a gás. No Chile, destaque para a empresa de transporte San Gabriel que adquiriu 35 unidades do Stralis NP GNL (Gás Natural Liquefeito) 4×2 Euro VI. Na Colômbia, a IVECO venceu a licitação promovida pela prefeitura do município de Valledupar, por meio de pregão, para fornecer 130 micro-ônibus encarroçados sobre o chassi modelo Daily Scudato 70C14G, CNG que atuarão no transporte local de passageiros.

IVECO Hi-Way NP 600S46T 6×2

Destaques do caminhão:

  • Motor a gás mais potente do mercado com o melhor consumo de combustível;
  • Driveline mais avançado a ser utilizado em um caminhão a gás no Brasil;
  • Redução de até 95% na emissão de CO2 e material particulado, além de operação mais silenciosa (redução da poluição sonora);
  • Maior capacidade volumétrica dos cilindros de gás do mercado, com a maior autonomia;
  • Configurações pensadas para a realidade e aplicações das missões brasileiras.

Saiba mais acessando o site da IVECO.

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