No mês do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o SEST SENAT intensifica os esforços para conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância do combate a essa grave violação dos direitos humanos. Por meio do Projeto Proteção, as unidades operacionais da Entidade estão realizando ações presenciais e a distância com foco na sensibilização dos trabalhadores do transporte.
Carreatas e blitze educativas em locais de trânsito dos caminhoneiros e de outros motoristas profissionais, campanhas socioeducativas, realização de palestras e rodas de conversas nas empresas do setor e incentivo à realização de denúncias compõem o rol das iniciativas realizadas. “Com impacto em mais de 4 mil municípios brasileiros, a nossa Instituição, por meio de 168 unidades operacionais, tem uma ampla capilaridade de atuação. Por isso, ao longo do ano, atuamos para que as crianças e os adolescentes possam se desenvolver de forma segura, saudável e feliz”, disse a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart.
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a Entidade decidiu focar as suas ações de forma ainda mais estratégica e assertiva. “Por isso, neste ano, destacamos 46 unidades que – após receberem treinamento para que seus profissionais atuem como agentes protetores –- vão realizar ações nas regiões do país onde ocorre a maior incidência de pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais”, contou a diretora.
Nicole Goulart se refere à capacitação realizada em Brasília, na semana passada, que preparou profissionais da Instituição para conduzirem um conjunto de ações focadas nos locais onde esse tipo de crime mais acontece no país, segundo dados do estudo Mapear, da PRF (Polícia Rodoviária Federal).
“Com o Projeto Proteção, queremos trazer o caminhoneiro para o nosso lado, no sentido de transformá-lo em um agente protetor. É necessário sensibilizá-lo de que ele precisa fazer parte desse círculo de proteção, de que ele deve denunciar e de que é preciso ter coragem para fazer parte do grupo de pessoas que fazem a diferença”, explicou.
Para finalizar, a diretora disse que o SEST SENAT objetiva, também, capacitar e sensibilizar outros profissionais do setor, como os trabalhadores do segmento de passageiros, que atuam nos ônibus interestaduais e municipais.
Unidades participantes das ações pelo Dia Nacional do Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes:
Feira de Santana/BA, Vitória da Conquista/BA, Goiânia/GO, Palmas/TO, Brasília/DF, Cariacica/ES, Divinópolis/MG, Juiz de Fora/MG, Dourados/MS, Campo Grande/MS, Três Lagoas/MS, Cuiabá/MT, Rondonópolis/MT, Vilhena/RO, Boa Vista/RR, Marabá/PA, Belém/PA, Santarém/PA, Picos/PI, Fortaleza/CE, Crato/CE, Teresina/PI, Sobral/CE, Imperatriz/MA, João Câmara/RN, Mossoró/RN, Natal/RN, Campina Grande/PB, Itabaiana/SE, Teotônio Vilela/AL, Serra Talhada/PE, Caruaru/PE, Recife/PE, Ponta Grossa/PR, Curitiba/PR, Paciência/RJ (Rio De Janeiro), São Gonçalo/RJ, Três Rios/RJ, Barra Mansa/RJ, Campos dos Goytacazes/RJ, Caxias do Sul/RS, Pelotas/RS, Florianópolis/SC, Criciúma/SC, Marília/SP e Guarulhos/SP.
Comentarios