O setor de logística no Brasil enfrenta diariamente uma série de desafios que passam pelos modais, infraestrutura, armazenamento, investimentos em tecnologia e o impacto que isso tudo tem sobre os custos da empresa. Cada vez mais o segmento exige ações coordenadas para otimizar os processos e evitar despesas desnecessárias. O modelo de logística centralizada no cliente é uma das apostas do mercado para criar alternativas eficientes e personalizadas.
A logística centrada no cliente é um diferencial competitivo que só pode ser alcançado quando há um propósito claro e uma parceria construída na confiança mútua, oferecendo flexibilidade e serviço orientado. Essa filosofia norteou a aliança, que nasceu há 24 anos, entre a Bravo Serviços Logísticos e a FMC, empresa de ciências para agricultura, e, hoje, resulta em uma transformação significativa no atendimento das necessidades específicas da companhia no setor agrícola. A Bravo é hoje responsável por 100% da operação logística outbound, em 10 centros de distribuição, sendo 7 filiais e 3 armazéns gerais, com mais de 50 mil posições pallets.
A Bravo e a FMC encontraram-se em um momento crucial, em que desafios específicos necessitavam de uma abordagem flexível e direcionada. A Bravo, reconhecida por sua expertise e capacidade de adaptação, abraçou esses desafios com um propósito bem definido: desenvolver uma logística totalmente voltada para atender às particularidades da FMC.
Essa parceria demandou da Bravo uma especialização de seus processos e operações para atender de maneira precisa e eficiente as necessidades da FMC. A Bravo, referência em seu segmento, adequou sua estrutura e operações para garantir uma logística centrada no cliente, resultando em uma sinergia que elevou a empresa a um novo patamar de excelência. A adoção de uma abordagem flexível permitiu à Bravo não apenas manter, mas expandir sua posição de liderança em termos de volume e estrutura operacional.
Segundo Marcos Vilela, CEO da Bravo, a parceria estratégica de longa data trouxe resultados positivos para o crescimento das duas empresas, que vêm se consolidando ao longo dos anos. A FMC conta com a atuação da Bravo nas etapas Outbound de Transporte, Centros de Distribuição e Intralogística, e ainda em uma série de serviços de consultoria voltados ao mercado logístico para atender a necessidades específicas.
“A Bravo acompanha e faz acontecer a expansão dos negócios da FMC, em centros de distribuição e frotas. Por isso, ao mesmo tempo em que apoiou e apoia o crescimento da empresa, a Bravo também investiu em seu próprio crescimento, adquirindo expertise, desenvolvendo novos projetos e enxergando o momento como oportunidade para crescer junto”, afirma Vilela.
Para a FMC, os benefícios de uma logística centrada no cliente são contínuos. Com a Bravo, a FMC pôde implementar uma estratégia de distribuição eficiente que cobre todo o território agrícola brasileiro, assegurando que seus produtos cheguem a seus clientes de maneira rápida e eficaz. Essa capacidade de atendimento aprimorado fortaleceu a posição da FMC no mercado, permitindo-lhe não apenas atender, mas superar as expectativas de seus clientes.
A centralidade no cliente promovida pela Bravo resultou em uma série de benefícios tangíveis para a FMC. A empresa viu melhorias significativas em sua operação, com uma estratégia de distribuição mais ágil e responsiva. A abordagem centrada no cliente garantiu que a FMC pudesse responder prontamente às demandas do mercado, mantendo um alto nível de satisfação entre seus clientes e parceiros.
“A missão, visão e valores da Bravo são muito alinhados ao trabalho da FMC. O principal ponto é a capacidade de entender o que o cliente está buscando, seja uma frota seja até mesmo um centro de distribuição. Ao gerarmos uma demanda maior, a Bravo tem sempre uma tomada de decisão rápida para investir em expansão de unidades e em veículos. É realmente uma visão de mercado diferenciada no mundo, que suporta essa envergadura tão forte com suas soluções estratégicas. Olhar para a FMC é ter a visão de que a Bravo contribui para o crescimento da empresa”, comenta Rene Shibata, gerente de logística e comércio exterior da FMC para a América Latina.
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