Redação Chico da Boleia
O emplacamento de caminhões registrou crescimento de 6,08% em outubro, em comparação ao mês de setembro. É o que revela o novo levantamento da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), divulgado no início da semana.
Ainda de acordo com a entidade, o mesmo segmento também apresentou alta de 30%, em relação ao mesmo período de 2023. No acumulado do ano, os resultados também foram positivos, com o total de 100.942 caminhões vendidos, resultando em um aumento de 18% quando comparado ao ano anterior.
“São quase 20% de crescimento no acumulado do ano. A construção civil, a mineração, o agronegócio e também as obras de infraestrutura estão favorecendo as vendas. Para o crédito, os compradores estão contando com a ajuda dos bancos das montadoras e das cooperativas”, afirma Andreta Jr., presidente da FENABRAVE.
Avaliação em todos os segmentos
Para a entidade, outubro foi o melhor mês de 2024 para os emplacamentos de veículos automotores, até o momento. Foram emplacadas 452,8 mil unidades, registrando alta de 9,6% em relação a setembro. A alta foi favorecida pelo maior número de dias úteis (23 dias em outubro, contra 21 em setembro), e o bom volume de crédito, para automóveis e comerciais leves, tem favorecido a média diária de vendas, que permanece elevada, na casa das 19,7 mil unidades emplacadas pela SENATRAN – Secretaria Nacional de Trânsito. No acumulado dos 10 meses, a alta nos licenciamentos, sobre igual período do ano passado, foi de 16,4%, chegando bem próxima da expectativa projetada, para o ano, pela FENABRAVE.
“O mês de outubro foi, de fato, excelente, com crescimento para todos os segmentos. O cenário permanece favorável ao crédito e, por isso, estamos caminhando em direção aos números projetados pela FENABRAVE, que prevê alta de 16,8% para todo o setor, no ano de 2024”, conclui Andreta Jr.
Comentarios