Venda de caminhões registra queda de 15% em novembro

(Imagem: reprodução/Freepik)

Redação Chico da Boleia

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) divulgou seu mais recente levantamento sobre os emplacamentos de caminhões, realizados durante novembro. Segundo a entidade, o período registrou queda no número de vendas desses veículos em 15%, em comparação a outubro. Essa redução se deu, principalmente, devido aos dias úteis no mês passado (menor em quatro dias) por conta dos feriados.

Entretanto, no acumulado do ano e também em relação a novembro de 2023, a venda de caminhões continua apresentando resultados positivos, com o aumento de 18,10% e 11%, respectivamente.

“Além do agronegócio, a mineração, a construção civil, papel e celulose, e as obras de infraestrutura estão mantendo as vendas em bom ritmo durante o ano e o crescimento até novembro está em linha com a nossa projeção anual. Temos expectativas ainda melhores com as intenções de pedidos de compras gerados durante a FENATRAN, realizada em novembro, e que deverá agregar volume de negócios em dezembro, assim como em 2025”, enfatiza Andreta Jr., presidente da FENABRAVE.

Avaliação geral do setor

Os emplacamentos totais de veículos anotaram retração de 7,3% em relação a outubro. No entanto, o confronto de novembro deste ano com o mesmo período de 2023 é positivo em mais de 16% e o acumulado dos 11 meses indica crescimento de 16,4%, muito em linha com as projeções da FENABRAVE, que apontam para um aumento total estimado em 16,8% até o final de dezembro.

“Temos o melhor acumulado para o período janeiro-novembro desde 2014 (4.583 milhões de unidades naquele período) e caminhamos para um crescimento projetado de quase 17%, com altas importantes em quase todos os segmentos, exceto implementos rodoviários e máquinas agrícolas”, afirma Andreta Jr.

Comentarios