Área de Escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte (MG) passa por manutenção

(Imagem: divulgação/PBH)

Redação Chico da Boleia

As obras de manutenção da área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte (MG) começaram nesta segunda-feira (06). De acordo com a Prefeitura da cidade, todo o material de argila expandida (cinasita) será trocado e o trecho passará ainda por ajustes nas defesas, que estão amassadas e danificadas.

O governo local alerta aos motoristas que a área de escape ficará fechada durante o período das intervenções e um painel de mensagens orientará os condutores, principalmente os veículos de carga, sobre o fechamento. A expectativa é que as obras sejam concluídas em uma semana. Vale ressaltar que agentes da BHTrans também irão monitorar a região.

“Para garantir a segurança dos trabalhadores e condutores, uma faixa de tráfego no Anel Rodoviário, em frente à Área de Escape, será interditada das 9h às 16h durante o período da manutenção”, destaca a Prefeitura.

Para Márcio Pacheco, assessor de operações da BHTrans, é fundamental que a Área de Escape do Anel Rodoviário esteja sempre nas melhores condições para que os acidentes sejam evitados e mais vidas sejam salvas. “Desde 2022, a Área de Escape vem sendo utilizada com sucesso, e é importante realizar a manutenção e melhorias necessárias para que o equipamento esteja sempre em boas condições. O trabalho será feito no período de férias, quando há menos veículos na região, permitindo maior agilidade na conclusão das obras”.

Sobre a Área de Escape

A Área de Escape do Anel Rodoviário, construída pela Prefeitura de Belo Horizonte, já evitou 14 potenciais acidentes graves com veículos de carga desde a sua criação em agosto de 2022. O projeto foi desenvolvido pela BHTrans e a execução das obras foi feita com a supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).  Ela fica no trecho entre a BR-040 e o trevo do Bairro Betânia, a poucos metros do acesso ao Buritis. A estrutura é composta por uma caixa de concreto preenchida com argila expandida (cinasita), que aumenta o atrito e reduz a velocidade do veículo, em uma lógica semelhante à usada em pistas de automobilismo. Uma série de placas e um painel de mensagens digitais orientam os motoristas sobre a área de escape.

As equipes do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) monitoram, por meio de uma câmera instalada em frente à estrutura, a entrada do caminhão na Área de Escape e acionam o protocolo de segurança. Equipes da BHTrans e Polícia Militar Rodoviária são direcionadas para atender a ocorrência, juntamente com guindastes e reboques.

*Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte

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