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As equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do consórcio contratado para construir uma nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226/TO, está a pleno com os serviços de remoção dos detritos da estrutura remanescente da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. Já foram removidos do local cerca de 50% das 14 mil toneladas de concreto e ferro oriundos da implosão da estrutura que colapsou.
Conforme o cronograma, os trabalhos de demolição mecanizada com rompedores e retirada de todo o material devem ser concluídos na primeira quinzena e março. A autarquia salienta que o material retirado está sendo utilizado nos acessos provisórios que serão utilizados pelas equipes para o transporte do material e maquinário necessários para a construção da nova ponte.
Importante destacar que os detritos oriundos da implosão são materiais inertes, ou seja, que não sofrem transformações físicas, químicas ou biológicas quando entram em contato com a água e solo. Portanto, não são poluentes. Contudo, após a execução da Obra de Arte Especial (OAE) todo o material será destinado para local de descarte licenciado.
Nova ponte
Em paralelo à limpeza da área, os técnicos já atuam na elaboração dos projetos de engenharia da nova ponte e na sondagem do solo. Na sequência, serão iniciados os serviços de fundação da travessia que terá 630 metros de extensão, com um vão livre de 150 metros.
A Obra de Arte Especial, denominada Ponte de Estreito, será mais comprida e mais larga que a antiga. A estrutura nova terá 19 metros de largura distribuídos em duas faixas de rolamento de 3,60 metros cada, dois acostamentos de 3 metros cada, duas barreiras de proteção tipo New Jersey de 40 centímetros cada, dois passeios de 2,3 metros cada e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.
Fonte: DNIT
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