
Redação Chico da Boleia
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) divulgou, nesta quinta-feira (03), dados do novo relatório, no qual o segmento de caminhões apresentou um aumento no número de emplacamentos de 5,13%. De acordo com a entidade, o bom resultado se deu, principalmente, as entregas dos pedidos feitos na FENATRAN do ano passado.
“Mesmo com as incertezas que afetam o crédito e as taxas de juros elevadas, a boa expectativa do agronegócio tem levado transportadores a realizar investimentos moderados. A conversão das vendas está mais lenta, mas dentro das expectativas da FENABRAVE para este ano”, explica Arcelio Junior, presidente da Federação.
No acumulado do ano, o saldo também foi positivo para a venda de caminhões, com o aumento de 4,8%. O único registro negativo foi observando quando os dados de março de 2025 foram comparados aos do ano passado, tendo como resultado uma queda de 5% de emplacamentos desses veículos.
Quadro geral
Ainda de acordo com a FENABRAVE, o mês de março foi encerrado com o total de 379.383 unidades emplacadas, registrando um bom resultado para o período com o aumento de 5,4% para o mercado de veículos, em relação a fevereiro; e de 5,7% em comparação ao ano passado. “Com esse desempenho o setor alcança o melhor primeiro trimestre desde 2008, acumulando mais de um milhão de veículos licenciados”, destaca a entidade.
“O crescimento dos emplacamentos de todos os segmentos, à exceção dos implementos rodoviários, mesmo com menos dias úteis, demonstra a resposta positiva do mercado, mesmo frente às incertezas econômicas. Seguimos atentos aos desafios, mas o comportamento do consumo do setor tem se mostrado positivo”, avalia Arcelio Junior.
Comentarios