O pacote do Governo Federal que prevê a injeção de R$ 54 bilhões em investimentos portuários até 2017 já começou a repercutir positivamente entre as empresas do setor. A expectativa do empresariado é que, com as mudanças, o valor do frete no País caia até 25% e as companhias já começam a se organizar para aumentar o investimentos no setor apoiado no crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Exemplo disso é a empresa Itaoca Offshore, que prepara há três anos um empreendimento no estado do Espirito Santo, voltado para serviços de assistência a plataformas de petróleo e gás, no qual investirá R$ 450 milhões na instalação de uma base de apoio às plataformas da Bacia de Campos (RJ) e do Espírito Santo.
“O pacote vai acelerar nosso projeto. No investimento que faremos contamos com 30% do capital adquirido no setor privado e 70% do BNDES “, diz Álvaro de Oliveira Júnior, diretor do grupo.
Quem também comemorou o pacote anunciado pelo Governo Federal foi o megaempresário Eike Batista, dono do grupo EBX. Para o executivo, o anúncio do governo será fundamental para desburocratização e a tarifação do setor portuário. “A medida aparece para os empresários como uma alavanca extraordinária para reduzir o Custo Brasil”, disse.
Segundo Batista, conversas sobre essa medida já acontecem entre o poder público e o privado há mais de cinco anos. “Esse pacote é música para mim. Estamos falando disso desde 2007”, afirma.
O empresário sinalizou ainda que o novo modelo para o setor pode também facilitar a implantação de seu Superporto Brasil em Peruíbe, litoral Sul de São Paulo. “Se o governo achar que é importante licitar, nos interessa, disse ele sem abrir o valor do aporte.
Redução dos custos
Segundo o professor de engenharia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Márcio Jorge Lúcio, o pacote anunciado pela Dilma representará grandes mudanças para o setor de logística como um todo.
Entre os destaques, para Lúcio, fica a redução tarifária paga ao Governo, além da agilização dos serviços prestados. “Dá para se estimar que o conjunto de melhorias em infraestrutura dos últimos meses resulte numa redução de até 25% no preço do frete do País”, estimou ele.
“São três pontos cruciais para essa melhoria no valor: a profissionalização dentro do porto, os investimentos nas plataformas que resultarão em aumento da capacidade e a melhoria da qualidade das ferrovias e rodovias que agiliza o transporte terrestre”, diz.
Da mesma opinião partilha Peter Gyde, CEO da Maersk Line do Brasil, empresa especializada em transporte marítimo. Segundo ele, a ação é um passo favorável do governo federal. “O Brasil está indo na direção certa com um pacote significantemente maior do que o esperado, e estamos ansiosos para saber os detalhes de como o plano do governo vai reduzir os custos logísticos em 30%, aumentar a competividade do País e resolver os principais desafios da indústria, que envolvem processos logísticos e gargalos”.
Contraponto
As empresas que atuam hoje em regime de concessão em portos pelo País mostram-se não tão otimistas com o conjunto de medidas anunciadas ontem.
Segundo fontes ligadas ao setor, as empresas que hoje estão com o controle dos portos serão prejudicadas com a abertura de investimentos para novos modelos de concessão. “É injusto com as empresas que estão investindo há anos. Nesse aspecto, o governo federal mudou as regras do jogo antes mesmo do jogo acabar”, citaram as fontes.
Outro ponto levado em conta é a competição desleal que esse tipo de medida resultaria. “Para que seja justa essa mudança, seria necessário que o governo resguardasse a concessionária que hoje atua, através de um equilíbrio econômico para que elas sejam indenizadas para que possam voltar a competir”, disse o executivo ligado ao setor, que preferiu não se identificar.
Entre os portos que terão maior ônus, segundo ele, destaca-se o de Santos e Paranaguá. “São portos com grande representatividade e que teriam atração de diversas empresas. Por outro lado, são portos que receberam muitos investimentos nos últimos anos”, finalizou ele, lembrando que negociações com o Governo deverão acontecer nos próximos dias, depois que a Medida Provisória (MP) sair.
Fonte: DCI
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios