O ranking de vendas de caminhões teve mudanças importantes no primeiro trimestre do ano. O mercado total do segmento teve retração de 8,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, para 34,3 mil unidades e, enquanto as fabricantes que lideram o segmento acompanharam a queda, as suecas Scania e Volvo ampliaram os volumes licenciados e ganharam participação.
As duas companhias atuam fortemente no segmento de pesados, o único que manteve o crescimento no primeiro trimestre. As vendas de semileves, leves e médios apontaram para baixo, já a de pesados avançou 9,8%, para 12,1 mil caminhões. Os licenciamentos semipesados, categoria em que as suecas também atuam, somaram 10,8 mil unidades, com retração de 15%.
A Scania encerrou o primeiro trimestre com ganho expressivo de 7 pontos porcentuais de market share, respondendo por 13,2% do total vendido no País e subiu para a quarta posição no ranking, superando a Volvo e a Iveco. A empresa emplacou 4,5 mil caminhões, volume 97,1% superior ao registrado há um ano. No início de 2012 a companhia foi prejudicada pelo início do Euro 5, ou Proconve P7, nova legislação de emissões para veículos pesados.
Na época, a fabricante adotou estratégia diferente da maior parte das concorrentes ao manter a produção customizada sob demanda e não fazer estoques de caminhões Euro 3 para vender com preço mais baixo no início do ano. O resultado foi uma perda de participação naquele período.
Com a reativação da demanda por modelos pesados entre janeiro e março, a Scania ampliou em 91,7% suas vendas na categoria, com 4,2 mil caminhões. Houve crescimento também no segmento de semipesados, de 108,7%, para 265 unidades.
A Volvo deu continuidade ao avanço no mercado brasileiro com crescimento de 9,9% nas vendas entre janeiro e março, para 4 mil veículos. A montadora foi responsável por 11,8% do total vendido no País, com ganho de 1,8 ponto. Apesar disso, a empresa desceu um degrau no ranking de vendas e ficou na quinta colocação.
Com mil unidades emplacadas, os negócios na linha de semipesados decresceram 10,4%. A queda, inferior a do mercado, foi compensada pelo avanço de 20% nas vendas de pesados, para 2,9 mil caminhões.
PRIMEIRAS POSIÇÕES
A briga pelo topo do ranking não teve reviravoltas, já que MAN e Mercedes-Benz anotaram retração nas vendas. A primeira, líder em caminhões, reduziu seus volumes em 14,3%, para 9,6 mil emplacamentos. A empresa teve 27,8% de participação, com redução de 2,3 pontos porcentuais.
A maior queda aconteceu entre os médios, com tombo de 18% para 1,4 mil unidades. O desempenho no segmento de leves também foi fraco, com retração de 17,5% para 2,7 mil caminhões. Com 3,8 mil unidades, a queda foi de 12,9% entre os semipesados. Já entre os pesados os negócios diminuíram 10,9%, para 1,3 mil caminhões. A única categoria em que a MAN registrou crescimento foi na de semileves, com alta de 16,7%, para 217 caminhões.
Já as vendas da Mercedes-Benz, vice-líder do mercado de caminhões, diminuíram 15,6% no primeiro trimestre, para 8,3 mil caminhões. A participação da empresa caiu 2,4 pontos, para 24%. A montadora anotou retração de 28,3% nas vendas de pesados, de 28,9% na de semipesados, de 4,7% na de leves. Houve crescimento de 11% no segmento de médios, para 555 unidades, e de 9,2% entre os semileves, para 297 veículos.
A terceira posição do ranking permaneceu com a Ford, que perdeu quase 3 pontos de participação no primeiro trimestre e deteve 13,9% do mercado. Com 4,7 mil caminhões, a fabricante acumulou queda de 23,5% nos volumes na comparação com o mesmo período do ano passado. Até o fim do ano a empresa planeja aquecer seus negócios no mercado de caminhões com o lançamento de seu modelo extrapesado.
A Iveco perdeu uma posição no ranking e ficou em sexto lugar. As vendas da marca italiana somaram 2,5 mil caminhões, com queda de 18,4%. A empresa ficou com 7,3% de market share, um ponto porcentual a menos do que no ano passado.
Com participação bem menor, de 0,4%, a International ficou em sétimo lugar, subindo alguns degraus. A empresa vendeu 157 caminhões entre janeiro e março, com alta de 25,6% sobre o resultado do ano anterior. Houve ganho pequeno de participação de 0,1 ponto porcentual.
CHINESAS PERDEM TERRENO
As chinesas Sinotruk e Shacman reduziram as suas já tímidas presenças no mercado interno. A primeira diminuiu as suas vendas quase que pela metade, para 132 unidades, e ficou perto de 0,4% de participação. A segunda vendeu apenas dois caminhões no trimestre. No mesmo intervalo de 2012, a empresa tinha emplacado oito unidades.
A Agrale desceu uma posição no ranking e ficou em nono lugar, apesar de ter mantido sua participação no mercado estável em torno 0,3%. Já Hyundai ampliou as vendas de seus caminhões médios HD para 72 unidades e garantiu market share de 0,2%.
1º TRIMESTRE DE 2013
Fonte: Anfavea/ Automotivebusiness
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios