Crescimento em vendas comprova êxito da Mercedes-Benz com nova estratégia comercial da Sprinter

Van Center MB

Com a chegada de um novo modelo em 2012, novamente referência no mercado, e o lançamento de uma nova estratégia comercial, a Mercedes-Benz registra um expressivo crescimento nas vendas dos veículos Sprinter. O resultado acumulado nos primeiros cinco meses de 2013 mostra um aumento de market share superior a 7 pontos percentuais, saltando de 15% em todo o ano passado para mais de 22% de participação até maio último. Em termos de volume, foram emplacadas 3.830 unidades neste período, entre vans, furgões e chassis, 42% a mais que o mesmo período em 2012.

“Esse excelente desempenho comercial confirma o êxito da nossa nova estratégia para o segmento de veículoscomerciais leves, lançada em junho do ano passado”, afirma Dimitris Psillakis, diretor de Vendas e Marketing de Automóveis e Vans e de Desenvolvimento de Rede da Mercedes-Benz do Brasil. “Temos hoje uma linha de produtos que é mais uma vez referência de mercado, nossos preços estão muito competitivos e verificamos o acerto do atendimento personalizado e customizado para os clientes do setor, graças à maior estruturação e especialização da rede de concessionários”.

Segmento de comerciais leves cresce de forma consistente no Brasil

O novo modelo comercial consolida os veículos comerciais leves como unidade de negócio da Mercedes-Benz do Brasil, fortalecendo a empresa para acompanhar o expressivo crescimento do setor no mercado brasileiro. “Esse segmento tem crescido de forma consistente, sendo visto não mais como alternativa aos veículos pesados, mas como solução eficiente e rentável, tanto para o transporte de carga, quanto de passageiros. Um bom exemplo é o mercado de large vans, que triplicou nos últimos 10 anos e registrou uma média de 30% de crescimento nos últimos dois anos”.

O avanço da Mercedes-Benz em comerciais leves reflete-se em todos os segmentos. O principal destaque é o chassi Sprinter, cujo market share acumulado dos primeiros cinco meses do ano cresceu 16 pontos percentuais, saltando de cerca de 9% em 2012 para 25% em 2013. No mesmo período, o market share da van Sprinter passou de 22% no ano passado para 27% em 2013. Já o furgão subiu de 14,6% em 2012 para 17,6% neste ano.

Atendimento diferenciado e ampliação dos canais de vendas

O atendimento customizado aos clientes de comerciais leves, focado em um público-alvo cada vez mais exigente e profissional, baseia-se na nova estrutura da rede, que conta hoje com Van Centers (atualmente são seis pontos de atendimento: três no Rio de Janeiro, dois em Belo Horizonte e um em São Paulo) e Centros Especializados em Sprinter, além da ampliação dos canais de venda desses produtos para todos os concessionários do País. Com isso, a Sprinter, que é referência de mercado em tecnologia, segurança e custo operacional, também passa a ser um parâmetro de elevado padrão de atendimento.

“Nós temos resultados concretos do êxito dessa nova estratégia comercial”, afirma Dimistris. “Registramos, por exemplo, incremento no volume de vendas em praças onde contamos com o Van Center. No Rio de Janeiro, nos primeiros cinco meses do ano, o crescimento foi de 61% em relação ao mesmo período de 2012. Em São Paulo, esse índice foi de 29% e em Belo Horizonte, de 13%”.

O Banco Mercedes-Benz está totalmente sintonizado com essa evolução do mercado. Além de criar uma estrutura específica para o segmento de comerciais leves, incrementou a oferta de financiamentos e lançou taxas mais competitivas para o segmento. Com isso, oferece soluções para atender às necessidades de cada perfil de cliente.

Van Center oferece estrutura exclusiva e equipe dedicada ao Sprinter

O conceito de Van Center, implantado há um ano no País, baseia-se em uma estrutura totalmente concebida para os veículos Sprinter, seja uma loja exclusiva em um local próprio ou uma ambientação específica e independente nas próprias instalações dos atuais concessionários.

Juntamente com as instalações exclusivas para o portfólio Sprinter, o Van Center dispõe de uma equipe de vendas totalmente dedicada a esses produtos, com gerentes, vendedores e assistentes de vendas. Os profissionais receberam treinamento técnico e comercial para o novo modelo de negócio, a fim de oferecer o atendimento especializado a cada demanda e necessidade dos clientes, tanto frotistas como autônomos.

No showroom, há espaço para exposição de modelos de fábrica, bem como para unidades implementadas por empresas parceiras. Isso permite que o cliente conheça in loco as soluções agregadas à Sprinter, ganhando em agilidade e facilidade de aquisição do veículo pronto para utilização.

O atendimento pós-venda também é destaque no Van Center, que oferece o serviço básico de manutenção, como verificação e troca de óleo, filtros e outros itens. O objetivo é facilitar o dia a dia do cliente, agilizar a prestação de serviço e, principalmente, liberar o veículo rapidamente para o trabalho, assegurando a produtividade nas atividades de transporte.

Em casos de manutenções ou eventuais reparos maiores, o serviço é direcionado para a oficina do concessionário, que já dispõe de estrutura adequada e de amplo estoque de peças para garantir o rápido atendimento, com a qualidade Mercedes-Benz.

A área de Pós-Venda da Mercedes-Benz – com destaque para a central de peças, assistência técnica 24 horas e central de relacionamento com o cliente – está igualmente preparada para apoiar toda a rede de concessionários, a fim de que eles propiciem o atendimento diferenciado aos clientes da marca.

Mercedes-Benz amplia a estrutura de atendimento para a Sprinter

Além de ampliar os canais de venda e melhorar a infraestrutura para a linha Sprinter, internamente também houve ampliação da estrutura de vendas, marketing e pós-venda da Mercedes-Benz, visando maior suporte aos concessionários e, consequentemente, aos clientes. Isso possibilita maior foco no comportamento e nas demandas do mercado, o que resulta na geração de soluções eficientes e rentáveis para o segmento.

Como decorrência dessa iniciativa, a Mercedes-Benz passou a dedicar maior foco em ações de marketing e eventos regionais, em parceria com os concessionários, bem como na utilização das redes sociais nas campanhas de propaganda.

A mais completa linha de veículos comerciais do País

Com os modelos 311 CDI Street, 415 CDI e 515 CDI, a Mercedes-Benz oferece ao mercado a mais completa linha de veículos comerciais leves do País, formada por vários modelos de vans para transporte de passageiros, bem como por furgões e chassis para transporte de cargas.

O amplo portfólio conta com 50 versões da Sprinter em três faixas de peso bruto total – PBT (3,50 / 3,88 / 5 toneladas) e três opções de distâncias entre-eixos (3.250 / 3.665 / 4.325 mm). Essa oferta abrange 10 versões de chassis, 10 de vans, 20 de furgões, 8 de furgões envidraçados e 2 inéditas versões do veículo misto, com diversas possibilidades de teto alto ou teto normal, tipo de acabamento e ar condicionado. Isso assegura ampla flexibilidade de escolha para os clientes.

Além da tradicional van Sprinter 15+1 luxo e standard (15 assentos para passageiros e mais o assento do motorista), as inéditas e exclusivas opções 17+1 e 20+1 (a maior van de passageiros do País) aumentam as possibilidades para os clientes transportarem mais pessoas por viagem, otimizando a rentabilidade dos seus negócios. Essas configurações já saem montadas de fábrica, o que assegura maior qualidade, conforto, robustez e segurança no transporte de passageiros.

Sempre inovando no segmento, a Mercedes-Benz oferece a primeira van de uso misto do Brasil, com capacidade para seis ocupantes e 7,8 m³ de compartimento de carga. “Atenta ao mercado, a empresa apresenta uma solução de fábrica que contempla a necessidade de clientes que necessitam carregar menor volume de carga e passageiros ao mesmo tempo, sem abrir mão do conforto e do melhor aproveitamento do espaço interno”, destaca Adriana Taqueti, gerente senior de Vendas e Marketing para vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Os principais mercados para esse produto são veículos de equipes de promoção, organização de eventos, foto e filmagem, publicidade e catering, entre outros”.

A Mercedes-Benz também deu início às vendas do furgão Sprinter envidraçado, concebido para trazer mais qualidade nas soluções demandadas pelo mercado em que os vidros são necessários, o que é um ponto crítico para a transformação de furgões. Existem segmentos crescentes, tais como escritórios móveis e vans do tipo limousine que demandam essa configuração.

Fonte: Mercedes-Benz

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