Dados consolidados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelam que, no ano passado, 15 pessoas morreram todos os dias vítimas de sinistros de trânsito nas rodovias federais brasileiras. Segundo a PRF, ao longo de 2023 foram registrados 67.658 sinistros, que resultaram em 5.621 mortes e 78.322 feridos. Estes números representam um aumento em comparação com o ano anterior. “Registramos 182 mortes, 5.351 feridos e 3.11 sinistros a mais do que o total do ano passado. Isso é inaceitável. Em vez de reduzirmos os índices, para cumprir as metas da ONU, estamos assistindo ao aumento da violência no trânsito”, comenta o diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), Alysson Coimbra.
A análise dos dados de 2023 reforça o que as entidades que atuam em defesa da segurança viária vêm alertando: precisamos rever nossas ações e políticas públicas voltadas para segurança no trânsito, pois infelizmente elas não conseguem acompanhar o dinamismo das informações e do comportamento dos usuários das vias, tornando-se assim pouco efetivas.
“Nosso modelo de fiscalização é falho e a punição é insuficiente para superar a sensação de impunidade, e isso não inibe a crescente tendência de aumento da violência no trânsito desde 2019. Em épocas como o Carnaval, um feriado prolongado com trânsito intenso e aumento no consumo de bebidas alcoólicas, é importante ressaltar a necessidade de regras básicas: se beber, não dirija; use cinto se segurança e não pegue a estrada se estiver com sono ou com o veículo sem manutenção em dia”, comenta Coimbra.
O especialista conta que, historicamente, 90% dos sinistros de trânsito são provocados por falhas humanas, como desatenção, imprudência e imperícia. “Por isso, além de só pegar a estrada quando estiver descansado, o recomendável é fazer pausas para descanso em trajetos mais longos. O cansaço impacta negativamente na capacidade de concentração, na percepção visual do motorista e no tempo de reação, aumentando os riscos de acidentes”, explica o especialista.
Além disso, é essencial obedecer às regras de trânsito, como os limites de velocidade e regras de ultrapassagem, e estar atento às condições da via, especialmente em rodovias que tenham problemas estruturais ou obras e sempre adotar a direção defensiva.
Última checagem
Antes de pegar a estrada, confira se o seu veículo está em condições de circular em segurança. “Além de seguirmos as orientações de manutenção do fabricante, a checagem pré-viagem deve incluir a verificação de itens como freios, faróis, setas, limpadores e lanternas, além de checar os pneus, o estepe, e os níveis de água e óleo”, completa Coimbra.
Imagem: Freepik
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