Caminhões tem que obedecer um peso máximo

Veja como é feita esta soma; cada modelo de caminhão tem um Peso Bruto Total homologado pela fábrica

Por: Leonardo Fortunatti 
leonardof@diariosp.com.br

Existem termos que, por mais que façam parte da nossa vida, acabam passando despercebidos ao perguntarem o que significam.

É o caso do PBT. Ele sempre está acompanhado de uma explicação lá no rodapé da página, mas chegou a hora de saber como ele é calculado e qual a sua importância para quem vai comprar um caminhão ou utilitário para o trabalho.

Ao viajar pelas estradas, cruzamos com diversas balanças em pontos estratégicos. Ali, o motorista do caminhão é obrigado por lei a passar pela pesagem.

Cada modelo de caminhão tem um PBT (Peso Bruto Total) homologado pela fábrica junto ao governo antes de ser colocado a venda nas lojas. No caso do Ford F-4000, por exemplo, é de 6.800 quilos.

Aí você me pergunta: “é esse o peso máximo que ele pode levar de carga?”. Não. Este peso é a soma do peso do caminhão, no caso do F-4000, de 2.851 kg, mais o que está na caçamba, ou baú, depende do implemento aplicado. Pelos números oficiais da Ford, ele pode levar 3.949 quilos dentro da lei, mais do que o seu peso nominal.

Outro exemplo é o Ford Cargo 1119. Mesmo mais pesado, com 3.346 quilos, ele pode levar 7.164 quilos “nas costas” e passar pelas balanças sem problema. Seu PBT homologado é de 10.510 quilos.

A multa para o excesso de peso depende do quanto o caminhão leva a mais. O valor vai de R$ 85,13, para até 600 quilos, até R$ 191,54 para cada 500 quilos acima de 1.001 quilos.

Por isso é importante, na hora de comprar um caminhão novo para seu negócio, ver com atenção suas capacidades homologadas. Lembre-se que ainda existe o peso do implemento, que pode variar conforme o modelo escolhido que se encaixe melhor para você.

A importância desta regulamentação é, além da segurança de saber o quanto seu caminhão pode levar de carga sem prejudicar partes mecânicas ou do chassi e suspensão, para a conservação das estradas e rodovias que são projetadas para um certo tipo de transporte. Lembre-se que qualquer dano na estrada prejudica todos, seja em carros, motos e caminhões. Vale ficar atento nestas dicas valiosas.

Caminhões e Carreta

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