Dia Internacional da Mulher – 8 de Março

Por que se comemora o dia Internacional da Mulher?

Por Chico da Boleia

 Entender o sentindo desta data nos leva a voltar no tempo, mais precisamente no dia 8 de março de 1857. Naquele contexto, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como redução na carga diária de trabalho para dez horas (naquele tempo as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho, coisa que não mudou muito apesar de quase um século) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

Na data de 8 de Março aquele movimento foi brutalmente reprimido, com várias mortes. No ano de 1910 em um conferência realizada na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de Março seria o Dia Internacional da Mulher em homenagem àquelas mulheres que tombaram no movimento de 1857.

Aqui já é para notar que o dia 8 de Março é um dia de luta, uma dia de conquistas e não apenas uma data comemorativa qualquer.

Nós homens devemos olhar o sexo feminino não como objeto de desejo, mas sim com muito respeito, com admiração, com carinho.

Respeito por que a mulher é dotada de inteligência, de garra e desprendimento. Ela no dia a dia tem que ser mãe, esposa, profissional competente. Com o detalhe de uma sociedade que a pressiona para se manter arrumada, para não levar o nome de desleixada. O Grande problema está na  sociedade como um todo que não vê que uma MULHER que desempenha o mesmo papel profissional de um HOMEM, deve ter o mesmo ganho salarial e reconhecimento.

Se uma MULHER ascender ao cargo de chefia, ai então a casa cai! E vem os comentários machistas dizendo que só tem o cargo porque se deitou com algum superior. É difícil nos dias de hoje encarar com naturalidade a ascensão da MULHER, a sociedade não vê com bons olhos. Admiração, pois mesmo com todas as atividades que jogam em cima dela, ela ainda consegue ser feminina, ela consegue gerenciar as atividades domésticas com galhardia.

Estamos no ano de 2014 e ainda não se respeita a condição feminina, existem mais ou menos 28 países africanos que mutilam o Órgão Genital Feminino (em 80% dos casos) é a excisão (remoção parcial ou total do clitóris e dos pequenos lábios vaginais). Uma barbárie sem igual seja qual for o pretexto religioso ou cultural. As mulheres que seguem o Islã tem que usar a Burca, um véu que cobre todo o corpo. Isso só para dar uma amostra do tamanho das atrocidades e de imposições que a MULHER sofre.

Existem sim avanços. Algumas MULHERES chegaram posição de comando, seja no meio empresarial seja na política, isso mostra que existe uma luz no fim do túnel. Mas a luta continua e é árdua, principalmente no combate à violência e ao machismo que tanto subjuga, mata e exclui essas guerreiras.

Sim, o dia Internacional da MULHER deve ser comemorado, mas sem perder de vista a luta diária por um lugar ao sol, por direitos iguais!

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História

1788 – O político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

1840 – Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

1859 – Surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

1862 – durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

1865 – Na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

1866 – No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

1869 – É criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

1870 – Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

1874 – Criada no Japão a primeira escola normal para moças

1878 – Criada na Rússia uma Universidade Feminina

1901 – O deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

Feliz dia Internacional da Mulher

Chico da Boleia

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios