Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial

No próximo dia 26 de abril é Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial. A doença é um dos principais fatores para o surgimento de doenças cardiovasculares, inclusive o infarto.

Considerada um inimigo silencioso, a hipertensão arterial não é uma doença exclusiva dos idosos ou pessoas acima dos 40 anos de idade, como muitos pensam. Ela está presente e crescendo, também, entre os adultos jovens.

“50% das pessoas não sabem que têm hipertensão arterial e esse é o maior problema. Além disso, cerca de 90% dos casos não apresentam uma causa aparente facilmente identificável, o que contribui para que o diagnóstico e o tratamento da doença sejam postergados”, alerta o cardiologista Rafael Munerato.
Ainda segundo especialistas, cerca de 10% dos casos de hipertensão estão relacionados aos problemas renais, endócrinos e abuso de medicamentos. No entanto, hábitos saudáveis e alimentação equilibrada são fundamentais no combate à pressão alta.

“A hipertensão é uma doença multifatorial e pode ser resultado tanto de hábitos de vida quanto predisposição genética”, explica o cardiologista.

De acordo com o médico, a predisposição genética é um fator importante, mas o ambiente e estilo de vida podem ser determinantes. Ele sustenta que uma das causas que mais tem contribuído para o crescimento do problema entre pessoas mais jovens são os hábitos da vida moderna, entre eles: dietas inadequadas, consumo exagerado de alimentos industrializados, sódio e fast foods, sobrepeso e sedentarismo.

A doença não tem cura, mas possui tratamento e pode ser controlada. A indicação do melhor método deve ser avaliada por um médico. O tratamento nem sempre está atrelado ao uso de medicamentos, por isso manter um estilo de vida saudável é imprescindível.

Veja as principais dicas:

•Manter o peso adequado;

•Prezar por uma alimentação equilibrada;

•Não abusar do sal;

•Praticar atividades físicas regularmente;

•Aproveitar momentos de lazer;

•Abandonar o fumo;

•Moderar o consumo de álcool;

•Evitar alimentos gordurosos;

•Controlar o diabetes e outras doenças que possam estar relacionadas ao problema.

Outra medida importante é a aferir os níveis da pressão desde a infância. “Como esse hábito é pouco adotado pelos mais jovens, na maioria das vezes a doença só é identificada por acaso ou quando está bastante desenvolvida”, ressalta o Munerato.

Quando a pressão está elevada?

Apesar do valor normal de pressão arterial ser de 120×80 mmHg, considera- se alteração de pressão apenas quando os valores forem superiores a 140×90 mmHg. No caso das crianças, os valores variam de idade para idade e são sempre mais baixos do que a referência nos adultos.

Setembro Vermelho

A Campanha Siga Seu Coração e Tome Uma Atitude, lançada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2014, tem o objetivo de alertar a população sobre a importância de agir de modo preventivo sobre as doenças cardiovasculares por meio da adoção de hábitos saudáveis.

Durante o ano todo, são promovidas ações mobilizadoras de homens e mulheres, crianças, pré-adolescentes e adolescentes, para que eles se tornem multiplicadores de informações e responsáveis pela adoção de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e acompanhamento médico.

No mês de setembro, a campanha Siga Seu Coração e Tome uma Atitude tem suas ações intensificadas ao promover o movimento nacional Setembro Vermelho.

Mais informações:
www.sigaseucoracao.com.br

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios