Emplacamento de caminhões cresce 26% em agosto

(Imagem: reprodução/Pixabay)

Redação Chico da Boleia

A Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) divulgou novo balanço com os resultados dos emplacamentos realizados em agosto. De acordo com os dados, o período foi positivo para a venda de caminhões, que apresentou um aumento de 26% – com 11.303 unidades comercializadas, em comparação com o mesmo mês em 2023 (com 8.944 veículos). Entretanto, quando comparado a julho deste ano, o segmento teve um crescimento de apenas 2%. No acumulado, o mês também apresentou bom resultado, com acréscimo de 15,5%.

Segundo o presidente da entidade, Andreta Jr., os emplacamentos de caminhões têm mostrado recuperação no ano, mas sofreram em agosto com o aumento do preço de commodities, que afetaram o agronegócio.

“A atividade industrial e o agronegócio continuam a impactar nas vendas. Da mesma forma, os transportadores aguardam redução nas taxas de juros para renovarem suas frotas. Acreditamos que se os preços das commodities arrefecer e as taxas de juros caírem um pouco, o segmento poderá apresentar ainda melhores resultados este ano, que já está acumulando alta acima das projeções iniciais da FENABRAVE”, destaca Andreta Jr.

O representante reforça que há a necessidade da criação de um programa complementar ao MOVER, de forma permanente, que leve não só a descarbonização, mas também favoreça a renovação da frota atual circulante no país.

Implementos rodoviários

O segmento sofre o mesmo impacto de caminhões, afetado pelo agronegócio. Teve pequena queda nos emplacamentos na comparação com julho e retração maior no confronto com agosto de 2023. No acumulado do ano, no entanto, prevalece o crescimento sobre iguais meses do ano passado.

“Os emplacamentos desses oito meses aumentaram em menor ritmo que o de caminhões, o que não é comum, mas nos próximos meses é possível que haja um realinhamento dos dois setores”, avalia o presidente da entidade.

Outros segmentos

Os dados divulgados também revelam que o mês de agosto foi positivo para os outros segmentos automotivos, que superaram o número de emplacamentos em comparação a julho (considerado o melhor período de 2024 para o setor). As vendas avançaram 0,74% em relação ao mês anterior.

“A média diária de emplacamentos de veículos cresceu em agosto e, no acumulado do ano, já superamos os três milhões de veículos zero km, comercializados no mercado interno, num resultado 15,7% acima do registrado no mesmo período de 2023, considerando todos os segmentos do setor automotivo, à exceção de máquinas agrícolas, mostrando crescimento real com relação ao ano passado”, afirma Andreta Jr.

Comentarios