
Redação Chico da Boleia
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automobilísticos (FENABRAVE) divulgou novo relatório com dados do mercado para o mês de fevereiro. Segundo a entidade, os emplacamentos de caminhões tiveram queda de 4,55%, em comparação a janeiro. Ao todo, foram comercializados 8.752 veículos no período.
Entretanto, em relação ao mesmo mês de 2024, o número de caminhões vendidos foi maior, em 6,92%. Já no acumulado do ano, para o setor, a avaliação é também positiva, apresentando crescimento de 10,72%, com quase 18 mil caminhões emplacados quando, em 2024, foram 16.186 unidades.
Apesar do saldo negativo registrado em fevereiro deste ano, a expectativa da Federação, para 2025, ainda é de crescimento para o setor. “O efeito FENATRAN tem sido claro neste início de ano, com a confirmação dos pedidos realizados na feira e, embora haja certa preocupação com o aumento da taxa de juros, há expectativa de se manter um bom desempenho em função da safra agrícola, que promete ser uma das melhores dos últimos anos”, explica Arcelio Junior, presidente da FENABRAVE.
Resultado geral de todos os segmentos
Com relação aos outros segmentos do mercado automobilístico, incluindo o de caminhões, a Federação destaca que o resultado foi positivo para o mês de fevereiro, com o total de 360.096 unidades emplacadas, apresentando um aumento de 12,8% em relação ao mesmo período de 2024. E ainda um acréscimo de 5,5% em comparação a janeiro deste ano.
Com isso, o acumulado do primeiro bimestre de 2025, que totalizou 701.520 unidades, registrou o melhor desempenho, no período, desde 2014.
“O resultado foi bastante positivo para quase todos os segmentos. O mês de fevereiro teve seu quinto melhor desempenho na história, com grande crescimento sobre 2024, lembrando que, no ano passado, o Carnaval foi comemorado em fevereiro, o que afetou o número de dias úteis (19 dias) e, consequentemente, o volume de emplacamentos”, analisa Arcelio Junior.
Comentarios