O primeiro bimestre deste ano começou acelerado para a maior parte dos segmentos automotivos. Com aumento de, aproximadamente, 25% nos emplacamentos de veículos nos dois primeiros meses de 2024 sobre igual período de 2023, a leve retração registrada em fevereiro sobre janeiro/2024 (de menos de 1%) foi atribuída ao menor número de dias úteis e à realização do Carnaval, que acabou impactando nas vendas, segundo avaliação da FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Segundo a entidade, que representa 7.400 concessionárias, houve alta de 14,6% nas vendas diárias de veículos, considerando todos os segmentos, uma vez que fevereiro teve 19 dias úteis contra 22 em janeiro.
“Notamos uma recuperação geral, nas vendas diárias da maior parte dos segmentos, o que aponta para um ano positivo”, avalia Andreta Jr., presidente da FENABRAVE, que complementa: “São resultados consistentes para os segmentos de maior volume, o que nos deixa otimistas. Temos indicativos econômicos e setoriais que mostram uma conjuntura positiva para esse ano, especialmente, pela redução das taxas de juros e um ambiente mais favorável à oferta de crédito e, portanto, à maior disponibilidade de recursos para financiamentos de veículos”, explica Andreta Jr.
TABELA DE EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS DE FEVEREIRO E ACUMULADO DO 1º. BIMESTRE DE 2024
Caminhões
“Na linha do que vem impactando de forma positiva o mercado de veículos como um todo, o segmento de caminhões tem reagido devido a evolução de crédito e por conta da expectativa de melhora na economia em 2024. O PIB sofreu revisões para cima, nas últimas semanas e isso é captado pelo mercado de caminhões. A queda neste primeiro bimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, está relacionada a antecipação de compras ocorridas no início de 2023, por conta da mudança de tecnologia dos motores (Euro 5 para Euro 6)”, explica o presidente da entidade.
Comentarios