Emplacamentos de veículos fecham trimestre com alta de quase 14%

(Imagem: reprodução/Freepik)

Segundo dados levantados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), os emplacamentos de veículos, no 1º trimestre de 2024, mostraram alta de 13,9% sobre o mesmo período de 2023. Em março, o setor como um todo registrou evolução de 12,4% sobre fevereiro e queda de 1,7% sobre março de 2023, lembrando que, neste ano, o feriado da Páscoa foi comemorado em março, o que fez com que o mês tivesse apenas 20 dias úteis, enquanto em 2023 foram 23 dias úteis.

“Os segmentos de maior volume vêm acumulando resultados consistentes neste início de ano, impulsionados, principalmente, pela melhora no ambiente de crédito”, analisa o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr.

“Ao analisarmos o volume, em dias úteis, notamos que a alta nas vendas diárias sobre março de 2023 foi superior a 13%. No trimestre, a evolução nas vendas diárias foi de quase 18%, o que demonstra o bom momento do setor automotivo”, completa.

Caminhões

O segmento de caminhões já recuperou boa parte da defasagem em relação aos primeiros meses de 2023 – lembrando que os emplacamentos começaram 2024 com volume menor que no ano passado, em função da troca da tecnologia EURO 5 para EURO 6, que concentrou as compras de 2023 no primeiro trimestre do ano. “Hoje, a diferença no acumulado caiu para 5,6%, o que demonstra a retomada do mercado”, afirma Andreta Jr.

Comentarios