Marco Borba, vice-presidente da Iveco América Latina, justifica os investimentos de R$ 650 milhões em tempos de retração
por Luiz Humberto Monteiro Pereira
Auto Press
Os tempos não andam fáceis para o mercado brasileiro de caminhões. No primeiro quadrimestre, a queda foi de 39% em relação ao mesmo período do ano passado. Em meio às notícias negativas no setor, inclusive greves de metalúrgicos que paralisaram algumas linhas de montagem, a italiana Iveco veio na contramão – acaba de anunciar um investimento de R$ 650 milhões no Brasil até 2016. O aporte de capital contempla aprimoramentos na fábrica da cidade mineira de Sete Lagoas e também a implantação de um Centro de Treinamento na cidade paulista de Sorocaba. “Esse movimento faz parte da estratégia da marca, independentemente do cenário político-econômico do Brasil”, explica Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América Latina. Com 48 anos, formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas com especialização em Marketing pela mesma instituição, o executivo paulistano detalha, na entrevista a seguir, algumas das estratégias da marca para o país.
Os tempos não andam fáceis para o mercado brasileiro de caminhões. No primeiro quadrimestre, a queda foi de 39% em relação ao mesmo período do ano passado. Em meio às notícias negativas no setor, inclusive greves de metalúrgicos que paralisaram algumas linhas de montagem, a italiana Iveco veio na contramão – acaba de anunciar um investimento de R$ 650 milhões no Brasil até 2016. O aporte de capital contempla aprimoramentos na fábrica da cidade mineira de Sete Lagoas e também a implantação de um Centro de Treinamento na cidade paulista de Sorocaba. “Esse movimento faz parte da estratégia da marca, independentemente do cenário político-econômico do Brasil”, explica Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América Latina. Com 48 anos, formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas com especialização em Marketing pela mesma instituição, o executivo paulistano detalha, na entrevista a seguir, algumas das estratégias da marca para o país.
P – Num momento de brutal retração do mercado brasileiros de caminhões e ônibus, a Iveco anuncia um investimento de R$ 650 milhões no Brasil. Não parece arriscado investir em um momento como esse?
R: O mercado brasileiro é muito forte e a Iveco continua apostando que o país possui todas as condições para crescermos, com bases firmes. Os investimentos em pesquisa, desenvolvimento, inovação e capacitação provam o compromisso que temos com o futuro da operação no país. O momento é propício para aprimorarmos os processos produtivos e, por consequência, conquistarmos maior participação de mercado. Vemos o atual cenário como um período para fortalecermos a empresa e realizarmos os ajustes necessários. Temos convicção de que a crise atual é passageira. Quando ela terminar, estaremos ainda mais competitivos.
P – Esse investimento contempla novos produtos?
R: Parte desse aporte será utilizada para atualizações em nossa linha de produtos. A Iveco possui uma gama de veículos que vai dos leves aos extrapesados. Entendemos que, mais importante que pensar em ampliar essa gama, é deixar nossos atuais veículos ainda mais atrativos para os clientes. Nossos investimentos também contemplam a aquisição de equipamentos para otimizar processos produtivos e aprimorar a qualidade do produto final. É em nome desse aprimoramento que iremos inaugurar em breve o mais completo campo de provas das empresas do nosso setor no país, na cidade paulista de Sorocaba. A estrutura permitirá realizar testes completos, da linha Daily ao blindado Guarani, produzido em parceria com o Exército brasileiro.
P – Em termos de nacionalização de componentes, como anda a evolução dentro da fábrica de Sete Lagoas?
R: A nacionalização de componentes é um esforço constante na Iveco e antecede os investimentos. Com o novo aporte, vamos ter um impulso ainda maior nesse sentido. O esperado é que nossas linhas alcancem patamares de 80% a 90% de conteúdos nacionais. Sobre a atração de fornecedores, o projeto do distrito industrial já é uma realidade. Oito dos vinte lotes disponíveis a menos de 500 metros do complexo industrial da Iveco já estão reservados. Percebemos o interesse de empresas locais e do exterior nesse projeto, que irá representar um grande ganho de eficiência logística e independência de variações cambiais.
P – Qual a importância do novo Centro de Treinamento em Sorocaba dentro da estratégia da Iveco para o mercado brasileiro?
R: É fundamental, uma vez que bons serviços têm a mesma importância que um bom portfolio de produtos. Nossa rede é a principal ferramenta para fidelizarmos clientes. O Centro de Treinamento de Sorocaba será, na prática, um local para transmissão de todo o conhecimento teórico acerca dos veículos Iveco, com uma estrutura completa, que permitirá cursos gerenciais, de peças, entre outros. É importante destacar que essa é mais uma iniciativa que se soma a outros esforços de capacitação que temos feito em conjunto com a rede. Nos últimos quatro anos, mais de 6.000 profissionais foram treinados para dar respostas rápidas aos nossos clientes e garantir a melhor assistência técnica.
P – Como foi o desempenho de vendas da Iveco no mercado brasileiro nesse primeiro quadrimestre, comparando com o mesmo período do ano passado?
R: Sentimos os efeitos, assim como todo o mercado, da desaceleração da economia brasileira. Estamos mantendo nossa participação de mercado na casa de 8% para veículos na faixa acima de 3,5 toneladas. Vemos espaço para ampliar ainda mais a nossa participação.
P – Onde a Iveco avalia que existam melhores perspectivas de crescimento?
R: Acreditamos que a tendência para 2015 seja para a compra de caminhões para entregas urbanas. O setor de varejo foi afetado com menos força pela crise econômica, já que esse segmento trabalha com produtos essenciais para a sociedade, como os alimentos. Para essa demanda temos o Iveco Daily, modelo mais vendido da marca. Cremos que já estamos devidamente consolidados nessa fatia de mercado. Em contrapartida, a Iveco tem grandes possibilidades de crescer nos segmentos de semipesados e pesados. No caso dos semipesados, temos o Tector, um veículo que tem excelente aceitação entre os proprietários. Na linha dos pesados, apostamos nas gamas Stralis e Hi-Way. Com nossos investimentos, deixaremos esses veículos ainda mais interessantes para os nossos clientes, sob os aspectos da durabilidade, robustez e custo operacional. O pós-venda também está sempre no nosso foco, com destaque para novos planos de manutenção, voltados para atender e fidelizar os clientes cada vez mais exigentes do nosso mercado.
Fonte: Motor Dream / Blog do caminhoneiro
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios