Chico da Boleia: Companheiros caminhoneiros e carreteiros, vamos conversar com o Dr. Marcos Aurélio, um especialista na legislação dos transportes. Vamos conversar sobre a lei 12.619 que ainda causa “burburinho” e ainda vai causar por muito tempo. Duas perguntas com relação ao pessoal da CLT. A lei mexe com o pagamento de comissão aos motoristas, a gente sabe que tem muitos motoristas que são registrados, tem salário e ainda tem a comissão. Pelo que dá para entender, esse comissionamento cai. E como é que fica a questão do direito adquirido?
Marcos Aurélio Ribeiro: O comissionamento não cai! O comissionamento continua permitido. A lei diz que não pode haver o comissionamento que leve o motorista a descumprir as regras da lei, ou seja, que o leve a descumprir o tempo de direção e o tempo de descanso, ou então que coloque em risco a segurança no trânsito. Então o comissionamento que não esteja atrelado a quantidade de viagem, quilometragem percorrida. Que esteja vinculado, por exemplo, à economia de combustível, pneu ou o cumprimento das próprias regras, este comissionamento é permitido. A questão do direito adquirido em relação ao comissionamento: se a empresa for deixar de pagar o comissionamento, o aconselhável é que seja incorporado ao salário pela média e, a partir daí, pago ao motorista na forma de salário.
Chico da Boleia: Outra questão que deu muito debate pela base dos caminhoneiros que são registrados é com relação ao tempo de espera que está deixando uma série de dúvidas. A pessoa está ali esperando, ela não está exercendo sua função de motorista, mas ela está à disposição da empresa. Isso não vai gerar discussão na forma de receber por esse tempo que ele esta à disposição da empresa, mas está esperando?
Marcos Aurélio Ribeiro: Já está gerando discussão. Agora o que existe é uma lei, e a lei define quando se caracteriza esse tempo de espera e uma regra de pagamento. O que é importante colocar é que hoje, ou antes da existência da lei, o que havia era uma situação onde o motorista empregado não recebia nada por este tempo de espera ou pelo tempo que excedia a jornada de trabalho dele. Porque considerado como serviço externo pelo artigo 62 da CLT, o patrão entendia que não era obrigado a pagar hora extra. Em razão desta realidade que a é realidade da maior parte do Brasil, houve uma negociação com a representação dos trabalhadores para se criar esta figura nova, que expressamente diz que não é hora extra, expressamente diz que não integra a jornada do trabalho, mas que deve ser pago. A responsabilidade pelo pagamento do tempo de espera decorre de um fato de terceiro que causa prejuízo tanto ao empregado como ao empregador e esse prejuízo gera direito a uma indenização, por isso o caráter indenizatório do pagamento desse tempo de espera. Não é jornada de trabalho e não é extra.
Chico da Boleia: Continuando a conversa com nosso amigo Marco Aurélio, experiente jurista e advogado na questão das leis do transporte rodoviário de cargas, vamos falar de quando começou toda essa discussão sobre a questão do tempo de direção. Tem se falado muito disso. Hoje mesmo, aqui no Simpósio de Responsabilidade Civil, citou-se novamente uma pesquisa que, por ventura, o Ministério Público teria feito na região de Rondonópolis, acusando 1 de cada 3 motoristas de usar substâncias para se manter acordado. A gente tem, no universo de 2007, um número de 840 mil motoristas autônomos. Fazendo uma conta rápida, temos aproximadamente pouco mais de 200 mil motoristas drogados pelas rodovias. O que é que o senhor acha disso?
Marco Aurélio Ribeiro: Eu acho que essa pesquisa que o Ministério Público fez em Rondonópolis é um problema localizado. Essa não é a realidade do transporte no Brasil. Aliás, foi um dos argumentos que nós utilizamos pra combater essa informação do Ministério Público na própria ação. A realidade do transporte do agronegócio, o transporte de grãos de Rondonópolis para os portos não pode ser generalizada como se todo transporte no Brasil tivesse a mesma característica. Essa não é a realidade do transporte brasileiro. Aliás, nem sei se essa realidade existe em qualquer transporte de grão, mas pode ser uma muito localizada, como a gente disse, e sustentou na defesa da CNT no processo que o Ministério Público acabou abrindo em função da pesquisa que fez. A grande verdade é que o transportador, o motorista autônomo, tem jornadas que ele mesmo define. Ele não tem patrão, ele não tem ninguém, ele tem que cumprir a jornada dele. Aí muitos deles preferem rodar mais do que 8, 10 horas. Mas é uma pequena minoria. Nas pesquisas que nós fizemos, e a NTC fez pesquisa também sobre os motoristas, o Sindicato do Rio Grande do Sul fez pesquisa sobre o motorista, essas pesquisas foram feitas nas principais rodovias, principalmente em São Paulo, onde passam motoristas do Brasil inteiro. Ali o resultado é completamente diferente, a quantidade de motoristas que acham conveniente ou que dizem dirigir 12 horas ou mais é muito pequena. É insignificante. A grande maioria dos motoristas, mais de 80% dirige de 8 a 10 horas no máximo em um dia e descansa por volta de 8 horas no descanso noturno. Descansa mais de uma vez por dia, faz paradas de 1 ou 2 horas. Então esta não é a realidade! Acredito que, baseado nela, o Ministério Púublico fez o alarde que fez e a imprensa obviamente gosta desse tipo de notícia e essa coisa então cresceu. Mas essa não é a realidade do motorista brasileiro. Eu não acredito que tenha 200 mil motoristas dirigindo drogados pelas estradas.
Chico da Boleia: Esse é o Dr. Marco Aurélio falando com vocês pelo Programa Chico da Boleia.
Chico da Boleia
Orgulho de ser caminhoneiro
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios