Estradas luminosas saem do papel e viram realidade na Holanda

Estradas luminosas saem do papel e viram realidade na Holanda

Há cerca de dois anos, o designer holandês Daan Roosegaarde começou a trabalhar em um conceito de estradas luminosas, que armazenariam a energia da luz solar durante o dia e a usariam para brilhar à noite. Pois, se parecia só mais uma ideia distante na época, agora as “Glowing Lines” estão se tornando bem reais em seu país de origem.

Smart Highway

Um trecho de 500 metros de estrada, próxima à cidade de Oss, foi o primeiro a receber uma pintura especial capaz de brilhar no escuro. A tinta foi desenvolvida pela empresa holandesa Heijmans em parceria com o Studio Roosegaard, e contém um pó fotoluminescente especial capaz de brilhar por até oito horas depois de um dia inteiro banhado pelo sol.

Esta é só uma das 20 ideias que compõem o projeto Smart Highways (“Rodovias Inteligentes”) — e, possivelmente por sua simplicidade, foi a primeira a ser colocada em prática. Mas é justamente esta simplicidade que torna a ideia genial. Como Roosegaarde contou à Wired em 2012, o princípio é o mesmo daqueles brinquedos que brilham no escuro, porém aperfeiçoado para garantir um brilho muito mais intenso, comparável ao de uma lâmpada de rua. “É quase radioativo”, Roosegaarde brincou na época.

E não é exagero. A ministra holandesa da Infra-estrutura e Meio Ambiente, Melanie Schultz van Haege, acompanhou o processo de pintura e foi uma das pessoas que o viram em ação pela primeira vez. A foto abaixo, postada no Twitter, dá uma boa noção da luminosidade gerada pela tinta.

estradas-que-brilham (2)

Apesar de sua eficiência, o projeto enfrentou muita burocracia antes de ser colocado em prática — embora já estivesse pronto há tempos, levou alguns meses até ser aprovado, e por isso sua estreia, prevista para meados de 2013, aconteceu só agora. A Heijmans diz que está ansiosa para expandir o projeto mas ainda não assinou nenhum contrato. Uma das razões é o fato de que ainda não se sabe como a tinta reagirá a condições climáticas extremas e ao desgaste causado pelo tráfego.

Independentemente de tudo isto, esta é uma ideia simples e relativamente barata que pode trazer benefícios à segurança de qualquer estrada (e ainda por cima deixá-la mais bonita). É uma daquelas situações em que no sperguntamos “como ninguém fez isso antes?”. Adoraríamos vê-la sendo adotada em todas as estradas, e não apenas em trechos de 500 metros.

Fonte: Flatout! Texto Dalmo Hernandes e Blog do Caminhoneiro

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