Seminário da ARTESP na Semana Nacional do Trânsito mostra a importância da conscientização dos motoristas para reduzir vítimas fatais
O índice de mortes nas rodovias concedidas no Estado de São Paulo caiu 51,7% entre 2000 e 2013 – o índice leva em conta, além dos acidentes, a extensão da malha e o volume de veículos em circulação. A informação foi divulgada na manhã de hoje pelo gerente de Segurança e Sinalização da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Carlos Campos, durante o seminário “Seja você a mudança no Trânsito”, evento realizado no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), na USP, como parte da Semana Nacional do Trânsito. Campos destacou que esse avanço ocorreu graças a investimentos realizados através do Programa Estadual de Concessão de Rodovias no Estado de São Paulo, que tiveram como foco o lema “a rodovia que perdoa”. “Esse conceito quer dizer que o motorista erra, mas não paga com a vida, pois a rodovia está preparada para fazer com que esse erro não se torne uma fatalidade”, explicou.
Os investimentos na malha concedida entre 1998, quanto teve início o Programa de Concessão, e junho de 2015 superaram R$ 70 bilhões em obras que incluíram duplicação de pistas, implantação de marginais, readequação de acessos e várias outras intervenções ao longo dos 6,4 mil quilômetros. O gerente da ARTESP destacou que o maior desafio atual é “o fator humano”, isto é, fazer com que as pessoas passem a dirigir com maior consciência e respeito às leis de trânsito, reduzindo, consequentemente, as vítimas envolvidas em acidentes. A meta para as rodovias sob concessão em São Paulo é reduzir em 50% o número de mortes até 2020, tomando por base o ano de 2010, seguindo preceito estabelecido pela ONU para a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, e em 20% o número de feridos no mesmo período.
Em sua apresentação, Campos destacou que o foco no “fator humano” já foi adotado com resultados satisfatórios este ano na campanha da ARTESP e concessionárias para a conscientização sobre a importância do uso do cinto de segurança, inclusive no banco traseiro. Pesquisa realizada em dezembro, que motivou o início da ação, mostrou que 54% dos passageiros do banco traseiro não utilizavam o cinto de segurança. Após oito meses de campanha, novo estudo (do final de agosto) mostrou queda de 16 pontos percentuais no índice de passageiros do banco traseiro que não utilizavam o cinto, caindo para 38% os que não usavam o dispositivo.
Outros participantes. A primeira palestrante do evento foi a psicóloga Raquel Almqvist, doutora em Psicologia do Trânsito no Instituto de Psicologia da USP, que abordou o tema “Comportamento de Risco: Diagnóstico para um Plano de Ação Assertivo contra a causa do acidente de trânsito”. A estudiosa destacou que a principal causa dos acidentes é o comportamento de risco, o fator humano. Salientou componentes externos ao trânsito que podem influenciar de forma negativa o comportamento do motorista, como o estresse. “É um fator que altera a resposta do condutor”, comentou. Abordou, ainda, o tempo de resposta do motorista ao volante, mostrando que qualquer distração pode ser fatal. “O motorista que dirige com atenção leva três quartos de segundo para reagir a algo que acontece no trânsito, mas se a pessoa teve uma noite mal dormida ou bebeu ou está no celular, esse tempo aumenta”, afirmou.
Em sua participação, a médica oftalmologista Rita Cristina Mainieri Ramos de Moura, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), abordou o tema “Distração ao volante: o uso do telefone celular na direção”, em que destacou os prejuízos que as novas tecnologias trazem para a atenção do motorista. “Há uma atenção exagerada ao celular e não ao que acontece na via”, disse. A especialista destacou que até mesmo ao falar no viva-voz do telefone móvel há uma perda de concentração que gera prejuízo à dirigibilidade. “Até o fato do celular tocar pode trazer consequências, já que o motorista vai se distrair para apanhar o aparelho e atende-lo.”
O capitão Robinson Pomilio, da Polícia Militar Rodoviária, foi o penúltimo palestrante, antecedendo a apresentação do gerente de Segurança e Sinalização da ARTESP, Carlos Campos. Pomilio abordou o tema “Responsabilidade x Permissividade – de que lado estou?”, em que falou sobre as pequenas ações do dia a dia que podem trazer consequências graves no trânsito, como aceitar a carona de um amigo que bebeu antes de dirigir ao invés de alertá-lo sobre o risco que está correndo ou, ainda, dar carona a um amigo com um filho pequeno mesmo não tendo no seu carro a cadeirinha adequada para transportar a criança. Destacou, ainda, a responsabilidade dos agentes oficiais mesmo quanto não estão em serviço, ressaltando que essas pessoas não podem ser profissionais de tráfego apenas quando estão no trabalho, mas sim o tempo todo, e assim contribuir para a mudança dos hábitos que afetam a segurança no trânsito.
Também no evento, o diretor geral da ARTESP, Giovanni Pengue Filho, enfatizou que o uso do cinto de segurança funciona como uma vacina para a violência no tráfego, ao explicar que o equipamento pode ajudar a salva muitas vidas quando utilizado sempre e adequadamente. “Nossos esforços junto as concessionárias de rodovias demonstram que estamos certos e que é necessário utilizar sempre o cinto de segurança, em qualquer tipo de deslocamento em veículos. E não podemos esquecer que muito acidentes nas rodovias são provocados por veículos acima do limite de velocidade permitido.”
_____________________________
ARTESP – Assessoria de Imprensa
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios