A imagem nas rodovias de dois ou mais caminhões rebocando um implemento rodoviário com várias linhas de eixos com cargas indivísíveis ou superpesadas ficará mais difícil de se ver. Isso graças à caixa Volvo I-Shift com novas engrenagens super-reduzidas e altamente resistentes para a família F da marca (Volvo FH, FM e FMX), permitindo que o trabalho de transportar até 325 toneladas seja feito por um único cavalo mecânico.
Mas a função da nova I-Shift, uma variação inédita da I-Shift já conhecida, não é só no trabalho rodoviário, mas também em terrenos de superfíceis difíceis, extremas ou muito íngrimes. A combinação da caixa com os eixos de tração permitirá a otimização do motor, tendo como o foco o menor consumo de combustível, independentemente se a aplicação é rodoviária ou fora de estrada.
A TRANSPORTE MUNDIAL mostrou tecnicamente como funciona essa nova caixa na edição de maio (número 153). Agora, fomos até o campo de provas da fabricante em Gotemburgo, na Suécia, para dirigir modelos Volvo com essa nova I-Shift e outras novidades, inclusive o FMX 6×6 com controle automático da tração dianteira, lançado no Brasil neste último mês de junho e já disponível na Europa há poucos meses.
Aliás, todas as tecnologias lançadas pela Volvo para o mercado europeu geralmente em poucos meses também são lançadas para o mercado brasileiro e demais países da América Latina, inclusive esta nova caixa que agrega duas marchas super-reduzidas. No test-drive, dirigimos o Volvo FH16 750 8×4 com um semirreboque com sete eixos (total de 11 eixos na composição e 31 m de comprimento).
Sobre a plataforma, um caminhão de construção fora de estrada Volvo CE carregado com britas e PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 120 toneladas. No percurso da prova, uma rampa com grau de inclinação de 12% — a experiência foi parar no meio da rampa e arrancar novamente. Com a ajuda do sistema auxiliar de partida em rampa, mais a função power do câmbio I-Shift acionada, a arrancada do FH16 com 120 toneladas foi tão fácil quanto a de um caminhão leve.
Outra função que pudemos testar é a do piloto automático, que podemos usar mesmo a baixíssimas velocidades e superar a rampa a incríveis 600 rpm, algo antes inimaginável. Aliás, vale a pena lembrar, as novas marchas reduzidas permitem o deslocamento do caminhão em velocidades a partir de 0,2 km/h, característica bastante útil em manobras de precisão. Essa facilidade está disponível também para manobras à ré, já que a I-Shift pode ser equipada com uma ou duas super-reduzidas, tanto à frente quanto à ré.
No test drive, pudemos também avaliar a frenagem em uma descida com grau de inclinação de 16% com o uso do freio VEB+, com efeito de 580 cv de potênica do freio, auxiliado pelo retarder, a força de frenagem chega a 1 180 cv. A descida pôde ser feita sem necessidade do uso dos freios convencionais, que ficam reservados e prontos para uma frenagem de emergência. Em uma reta com velocidade limitada a 60 km/h, esse FH16 pôde alcançar essa velocidade sem dificuldade e sempre na faixa verde, graças ao motor de 750 cv e 362 mkgf de torque e também ao excelente escalonamento das marchas e o software que faz o gerenciamento da caixa, do motor e diversos outros sensores do caminhão.
FMX COM CONTROLE DE TRAÇÃO
Outros modelos avaliados foram os FMX 420 6×6 e FMX 460 8×6, com o novo controle de tração automático e integral, ou seja, passa a incluir o eixo dianteiro. No caso do 8×6, obviamente, inclui o eixo dianteiro que possui tração. O sistema está também disponível para modelos 4×4. A tecnologia vem dos caminhões articulados fora de estrada da Volvo Construction Equipment.
TOTAL CONTROLE
Seja em terrenos com muitos buracos, “costelas de boi”, íngremes ou lama, o conjunto de sistemas eletrônicos combinados permite uma condução segura e confortável para o motorista, e maior proteção para os componentes mecânicos do caminhão.
No caso das vias com muito buracos ou “costelas de boi”, o piloto automático permite velocidade baixa e constante. Em uma subida íngreme, a caixa com super-reduzidas permite vencê-la sem o risco do caminhão voltar, e, na lama, o sistema de controle automático de tração distribui o torque do motor para as rodas que estão tendo tração. Outra novidade na gama FMX (já estava disponível na linha FH) é a Volvo Dynamic Steering (direção dinâmica Volvo) para o modelos com duplo eixo dianteiro. Essa direção, assistida eletronicamente, torna o esforço em baixa velocidade quase nulo
No caso do Brasil e dos demais países da América Latina, essa tecnologia com controle automático de tração está disponível somente para as configurações 4×4 e 6×6, pois na região ainda não existe o FMX 8×6, mas, por enquanto, apenas o FMX 8×4.
No mundo, a Volvo é a primeira fabricante a oferecer o controle automático de tração incluindo característica como o ativamento da tração no eixo dianteiro com o veículo em movimento e sem a intervenção do motorista.
Assim, visando a economia de combustível, os modelos rodam como 4×2 e 6×2, e, quando o sistema detecta perda de tração, ele transforma os caminhões em 4×4 e 6×6 automaticamente. No caso da versão 8×6 disponível na Europa, ela roda como 8×2 e passa para 8×6 quando necessário.
Geralmente, os motoristas ativam o controle de tração, ou o bloqueio do diferencial antes de chegar a um terreno mais complicado para evitar que o caminhão fique atolado. “A nova tecnologia de controle automático garante melhor dirigibilidade e conforto para o motorista, que não precisa se preocupar em mudar a tração do caminhão, o que garante menor consumo de combustível e reduz o desgaste das peças”, afirma Alvaro Menoncim, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo no Brasil.
Outra novidade que podemos experimentar foi a Volvo Dynamic Steering (direção dinâmica Volvo), que já estava disponível para os caminhões FH e agora passa a ser oferecida nos FMX com duplo eixo dianteiro. Essa direção, assistida eletronicamente, torna o esforço em baixa velocidade bastante baixo, quase nulo. Além disso, a direção retorna automaticamente para a posição de direção reta após seu travamento total, eliminando a necessidade de esforço adicional nas manobras em ambientes apertados.
MAIS NOVIDADES
O pacote de novidades da Volvo para a gama FMX inclui o aumento da capacidade do eixo dianteiro duplo de 18 para 20 toneladas, uma necessidade percebida nos mercados de mineração e construção civil para melhor distribuição da carga e ganho de produtividade. Além disso, a maior capacidade de carga nos eixos dianteiros também permite aumentar a gama de implementos e configurações de guindastes.
Para os mercados europeus, a linha FMX passa a contar com as configurações de cinco eixos (10×4 e 10×6) como modelos de fábrica. Eles têm capacidade de carga entre 50 e 76 toneladas (dependendo do mercado). E por fim, a engenharia da fabricante desenvolveu a possibilidade de combinar eixos traseiros com suspensão a ar na traseira com eixo dianteiro com tração; novo sistema de freios eletrônicos (Electronic Brake System — EBS) para modelos com sistema a tambor. A eletrônica do sistema permite uma série de funções inteligentes, como auxílio de partida em subidas íngrimes.
Fonte: Transporte Mundial
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios