Desde 2015, o projeto Carga Solidária da IVECO tem levado esperança e solidariedade para comunidades em situação de vulnerabilidade social em diversas regiões do Brasil. A cada edição, o projeto adota uma causa social, buscando transformar a realidade de comunidades que enfrentam grandes desafios. E em 2024, a causa escolhida é de grande urgência. É tempo de reconstruir as cidades devastadas pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
“O Carga Solidária é mais do que um projeto, é uma maneira de dizer que estamos juntos na reconstrução, na esperança e no apoio aos que mais necessitam. Os caminhoneiros têm sido fundamentais nesse processo, e queremos destacar sua importância em todas as etapas da ação. Juntos, com os moradores da região, estamos reconstruindo não apenas as casas, mas também a confiança e a força dessas comunidades”, afirma Carlos Fraga, diretor de Marketing da IVECO para a América Latina.
Em abril e maio de 2024, mais de 94% dos municípios gaúchos foram afetados pelas chuvas intensas e alagamentos, impactando cerca de 2 milhões de pessoas. As cidades de Canoas e Cruzeiro do Sul, em especial, sofreram danos significativos: 60% do território de Canoas e 66% do de Cruzeiro do Sul ficaram submersos, com bairros inteiros desaparecendo e grande parte do comércio destruído. A situação de emergência deixou muitas pessoas desabrigadas e em busca de apoio para reconstruir suas vidas.
Em meio à crise, o projeto Carga Solidária foca em duas frentes principais:
· Apoio à reconstrução das casas das pessoas afetadas, com a doação de materiais de construção, colchões e tintas para recuperar os lares e apagar as marcas das enchentes.
· Valorização dos caminhoneiros, que se tornaram verdadeiros heróis ao trabalhar incansavelmente para transportar doações e auxiliar nas áreas mais afetadas.
A IVECO tem como protagonistas da ação Jorge e Maninho, dois caminhoneiros que, desde o início das enchentes, se destacaram como líderes nas suas cidades, conduzindo esforços de arrecadação e distribuição de doações, mesmo com suas próprias casas também tendo sido prejudicadas pela tragédia.
Jorge e Maninho representam os milhares de caminhoneiros que, com coragem e solidariedade, colocaram seus caminhões na estrada para ajudar a transportar mantimentos, roupas, e materiais de reconstrução para as áreas afetadas. Além deles, o influenciador Mit participa da ação representando a IVECO e ajudando no transporte das doações da fábrica da IVECO em Sete Lagoas (MG) até o Rio Grande do Sul.
Márcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, destaca que a edição de 2024 do Carga Solidária chega em um momento crucial para o Rio Grande do Sul, quando o processo de reconstrução se inicia, mas ainda exige amplo apoio. “Estamos, junto a nossos parceiros e colaboradores, comprometidos com a causa desde o impacto das enchentes, trabalhando incansavelmente para levar esperança e solidariedade às regiões mais afetadas”, conclui.
O vídeo com as ações realizadas pelo Carga Solidária em 2024 pode ser acessado por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=ugGK10zaEo8
Comentarios