Os objetivos prioritários do Programa AET 4.0 são a ampla a informatização da concessão de AET em todos os estados brasileiros e o aumento da automatização desses sistemas em órgãos como DNIT, DER-SP e outros.
Para atingir esses objetivos, o esforço da Logispesa vai se concentrar nas seguintes ações:
- alertar os governos estaduais para os impactos negativos, para a economia, das ineficiências causadas pelos altos custos e demora na concessão de AET;
- mostrar aos DERs as vantagens da informatização e que, ao contrário do que se pensa, essa pode ser uma solução de baixo custo e retorno garantido;
- oferecer suporte técnico aos DERs para acelerar o desenvolvimento dos sistemas digitais de concessão de AET;
- alerta a empresas privadas que pode ser um bom negócio investir no desenvolvimento de plataformas para a prestação desse tipo de serviço
Estudos realizados pelo American Transportation Research Institute (ATRI) e pela Specialized Carriers & Rigging Foundation revelaram nos Estados Unidos que o excesso de regulamentação, de burocracia, de tempo e custos com taxas e tarifas aumenta o custo logístico e com transportes, reduz a competitividade de cidades, estados e países e têm impactos financeiros consideráveis para transportadoras e clientes, aumentando os custos em até 82%.
No Brasil não dispomos de um estudo específico para medir o impacto financeiro dos gastos com taxas e tarifas e com a perda de produtividade para as empresas, devido ao excesso de regulamentação, custos elevados e demora para obtenção de uma Autorização Especial de Trânsito.
O quadro abaixo, no entanto, com um RESUMO DE DADOS RELACIONADOS AO PROCESSO DE CONCESSÃO DE AET EM VÁRIOS ESTADOS BRASILEIROS E NO DNIT nos dá uma ideia clara do quanto a diferença de procedimentos, da variação do valor das taxas, dos documentos exigidos e da demora para obtenção de uma simples AET impacta as empresas que dependem dessa burocracia:
Fonte: Logispesa
Uma das conclusões do levantamento acima é que quanto mais elevado o valor da taxa, maior a demora e a indisponibilidade de sistemas online para concessão da AET, menor (quase ínfimo) o número de AET emitidas, casos, por exemplo, dos estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.
Nos EUA todos os “DER” dos estados americanos já estão informatizados. Lá agora o desafio das entidades que representam os transportadores é a AUTOMATIZAÇÃO DA CONCESSÃO DA AET, ou seja, é a concessão da AET com recursos de Data Banking e Inteligência Artificial, sem intervenção humana e em segundos, com zero perda de tempo.
Aqui no Brasil a própria ANTT avança no uso da automação para concessão de licenças. Nesta semana a Agência Nacional de Transportes Terrestres automatizou mais um dos serviços prestados no âmbito do TRIC, a concessão da autorização de viagem de caráter ocasional para o transporte rodoviário internacional de cargas. Para saber mais clique no link: http://www.guiadotrc.com.br/noticias/noticiaID.asp?id=35666
Assim como a ANTT, não há dúvida, que órgãos como o DNIT, DER-SP, DER-PR e alguns outros, já estão em condições de AUTOMATIZAR pelo menos parte das AET emitidas, aumentando a produtividade das empresas.
Um estudo realizado pelo Federal Highway Administration dos Estados Unidos, sobre os resultados da AUTOMATIZAÇÃO DA CONCESSÃO DE AET, em 30 estados americanos, mostra que:
• A automação ou automatização reduziu de dias e horas para apenas alguns minutos o tempo médio para concessão de uma AET;
• Quase todos os estados (30+) que implementaram sistemas automatizados relataram um aumento significativo no total de pedidos de licenças e emissão de AET;
• O aumento do volume de licenças automatizadas aumentou proporcionalmente as receitas dos órgãos;
• Melhorou drasticamente a precisão e acuracidade das autorizações emitidas;
• Aumentou a porcentagem de transportadoras que passaram a utilizar AETs após a implementação de sistemas de permissão automatizados;
• Aumentou a segurança nas estradas para os transportes e demais motoristas;
• A integridade da infraestrutura, incluindo a manutenção de pontes e estruturas suspensas, melhorou;
• Aumentou a eficiência e reduziram-se os custos com pessoal;
• Houve redução do contingente e do tempo necessário para revisar e processar as AET para cargas superpesadas e superdimensionadas, liberando funcionários para lidar com outras demandas.
Várias inciativas já estão em curso envolvendo estados prioritários, como Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro e, também, o DNIT.
Fonte: Redação da Logispesa – SP
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
play youtube,
play youtube,
xvideos,
xhamster,
xvideos,
hentai,
xnxx,
sex việt,
tiktok download,
Efl Championship Games,
Elizabeth Perfume,
Mens All Birds,
Getting Insurance After An Accident,
Map Of Italian Riviera,
Stanley Cup Ring,
How Much Is A Fitbit,
All Beauty,
Boys Shoes Sale,
Nikes Shoes For Women,
Kk Meaning,
Nike Youth Shorts,
Are Banks Open Easter Monday,
Darlings Of Chelsea,
How To Superscript In Google Docs,
Visionary Fragrances,
San Jose State Basketball,
Florida Atlantic Basketball Schedule,
Stephanie Ruhle,
Hello Kitty Pi Ata,
Let Be Cops,
Comentarios