Com base no compromisso “As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”, a empresa e concessionários da marca irão divulgar sua linha de caminhões e de serviços voltados para o campo durante a Agrishow 2024. O maior evento do agronegócio no Brasil e na América Latina será realizado, de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto, no interior paulista, chegando à sua 29ª edição.
“Nós sempre ouvimos o agronegócio e trazemos as soluções que o setor precisa, com foco para todas as etapas do ecossistema da principal locomotiva da economia do nosso País”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
“Nossa Empresa tem forte ligação com o agronegócio”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Os caminhões da marca estão presentes nas etapas de plantio e colheita, transportam os grãos, a cana-de-açúcar e vários outros produtos, seja para os portos ou para as centrais de abastecimento até chegar ao consumidor. E nossos caminhões atuam com versatilidade nos serviços de apoio no campo. Ou seja, para cada trecho, nós temos a solução ideal, desde o Accelo, que realiza o transporte de insumos e leva os alimentos até o consumidor final, passando pelo Atego, que atua nos serviços de apoio ao campo e transporte de média distância, indo até os extrapesados Actros e Arocs, que trabalham no transporte da safra em longas distâncias ou no próprio processo da colheita. Certamente, em toda etapa do agro há um Mercedes-Benz atuando”.
O executivo comenta sobre expectativas para o agronegócio neste ano: “O País não chegará a um novo recorde de produção de grãos na safra 2023/2024, mas ainda assim deverá superar a marca de 300 milhões de toneladas, o que é um volume muito expressivo e de impacto positivo para a economia e, consequentemente, para as vendas de caminhões”, diz Jefferson Ferrarez. “Para o segmento de extrapesados, o agronegócio tem uma importância crescente. Para se ter uma ideia, entre 20% e 30% do mercado de caminhões estão ligados ao agro. Há 15 anos, o mercado de extrapesados representava 1/3 do total de caminhões. Hoje, chega a quase 60%”.
Caminhões Arocs, Actros Estrela Delas e Atego são atrações no evento
Para representar as soluções de caminhões Mercedes-Benz para o agro, a Mercedes-Benz leva para a Agrishow deste ano o extrapesado cavalo-mecânico Arocs 3353 S 6×4, com CMT de 91 ton e indicado para os setores canavieiro e madeireiro; bem como o Atego 2730/48 off road, destinado para aplicações de apoio no campo; e o Actros 2651 Estrela Delas, que reforça o movimento de inclusão e valorização das mulheres no transporte, inclusive no agronegócio.
Juntamente com a exposição desses modelos de caminhões, a Mercedes-Benz e seus concessionários disponibilizarão alguns modelos para test-drive, que serão realizados nos dias 30 de abril, 1 e 2 de maio. Os motoristas participantes terão à disposição um Actros 2653 com pacote robustez e um Arocs 3353 S. Todos estes cavalos mecânicos estarão atrelados a semirreboques carregados.
“É também no agronegócio que costumamos buscar muitos feedbacks de transportadores e motoristas para o nosso portfólio de caminhões e serviços”, conta Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso sempre nos ajuda a desenvolver produtos e serviços para todas as demandas dos clientes e do mercado. O Actros, por exemplo, tem muito do que captamos no agronegócio”.
Expoentes da linha de caminhões Mercedes-Benz para o agronegócio
Arocs 3353 6×4 – Este cavalo mecânico extrapesado traz para o campo a força, robustez e produtividade do off-road Mercedes-Benz que é amplamente aprovado na mineração. O grande destaque do Arocs 3353 6×4 é seu motor de 530 cavalos. Ele se junta ao Arocs 3351 6×4 de 510 cavalos no portfólio para os setores canavieiro e madeireiro.
“Com 150 toneladas de CMT, o Arocs é reconhecido no mercado por entregar uma operação altamente eficiente, produtiva e rentável”, ressalta Marcos Andrade. “Aliás, o cavalo mecânico Arocs 3353 6×4 está apto para tracionar rodotrens de 11 eixos e 91 toneladas de CMT no segmento canavieiro. Assim, atende a todas as demandas dos clientes do setor. Nós também ampliamos a gama de opcionais e o modelo pode ser oferecido agora com a cabine leito, além de possuir maior capacidade de tanque”.
Actros 2653 6×4 com Pacote Robustez – O cavalo mecânico Actros 2653 6×4 também chama a atenção pelo motor de 530 cv, com torque de 2.600 Nm. São duas opções de cabine para escolha do cliente, conforme a necessidade da sua aplicação. O Actros é o caminhão Mercedes-Benz mix-
O Actros 2653 com Pacote Robustez ganha uma customização de fábrica para operações no campo, com itens como para-choque, conjunto ótico, protetor de cárter e estribo móvel, o que assegura mais robustez e resistência nas operações off-road.
Atego 2730 6×4 – Esse Atego é amplamente reconhecido por sua eficiência e baixo custo operacional em serviços de apoio no campo. Por exemplo, como caminhão tanque, borracheiro, oficina e várias outras aplicações. Sua força vem do motor OM 926 LA de 286 cavalos.
Outro grande destaque do Atego 2730 é o câmbio automatizado Mercedes PowerShift de 12 marchas como item de série. Esse câmbio é sucesso no segmento off-road para aplicações severas.
Accelo 1017 com Pacote Robustez – Confirmando sua versatilidade, o leve Accelo 1017 é um caminhão flexível para múltiplas aplicações de suporte ao agronegócio. A versão com Pacote Robustez e bloqueio de diferencial, por exemplo, está preparada para operar em ambiente severo.
Comentarios