- Empresa foi vencedora numa das mais tradicionais e importantes premiações do marketing brasileiro
- Estratégia de Comunicação envolveu anúncios e comercial de TV, uso intenso de redes sociais e eventos para diversos públicos
- Furgão de carga e van de passageiros da linha Vito se destacam pela versatilidade nas mais diversas aplicações, podendo circular a qualquer hora e em qualquer lugar e ser dirigido por motoristas com CNH da categoria B
As ações de marketing realizadas para o lançamento dos veículos comerciais leves Vito no Brasil levaram a Mercedes-Benz à conquista do “Top de Marketing ADVB”, uma das mais tradicionais e importantes premiações do setor no País. O resultado foi anunciado ontem, em São Paulo, quando foi realizada a 44ª edição do evento, organizado pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). Desde 1972, a entidade destaca os cases de empresas brasileiras com estratégias de marketing de sucesso, seja na divulgação ou na comercialização de produtos ou serviços.
“Independentemente do cenário de retração econômica no País nos últimos anos, nossa Empresa não deixou de buscar novas soluções e inovações para os clientes”, diz Werner Schaal, gerente sênior de Marketing & Vendas Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Pelo contrário, concentramos energias em oportunidades e essa premiação reafirma o acerto da nossa estratégia”.
De acordo com o executivo, com o aumento das necessidades urbanas de transporte, do desenvolvimento das atividades de e-commerce/delivery e do aumento de restrições de zonas e horários de circulação de caminhões, a Mercedes-Benz encontrou um cenário ideal para o lançamento de um novo produto no segmento de comerciais leves no Brasil. Assim, em 2015, o furgão de carga e a van de passageiros da linha Vito chegaram ao País, credenciados por seu consolidado sucesso na Europa.
“Considerando os desafios apresentados no País, um amplo estudo de mercado foi realizado pela Mercedes-Benz com base nas necessidades de mobilidade, acessibilidade e distribuição urbana do mercado de comerciais leves”, ressalta Werner Schaal. “Também levamos em conta o novo perfil do consumidor, visando chegar a um produto viável e compatível com os diferenciais apresentados pelo Vito”.
Ações de lançamento do Vito foram amplas e diversificadas
Em setembro de 2015, a Mercedes-Benz reuniu todo o seu corpo de vendas (cerca de 200 concessionários e 40 implementadores) para um grande evento de treinamento e “avant première” do novo produto em Foz do Iguaçu (PR), com duração de cinco dias.
Com o programa “Vito perto de Você”, cerca de 11.400 colaboradores das plantas da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo (SP), Campinas (SP) e Juiz de Fora (MG) foram impactados com a exposição do Vito em espaços devidamente ambientados para a divulgação do produto, além de várias ações de comunicação interna.
A campanha publicitária foi dividida em diversas etapas. Na primeira fase, com o vídeo “Maternidade”, veiculado apenas na internet, a mensagem principal revelava que o Vito havia nascido com o DNA da marca, agregando a força e o desempenho dos caminhões Mercedes-Benz com o design e a potência dos seus automóveis.
Na sequência, o comercial de TV destacou a versatilidade e diferentes utilidades do produto nas iniciais do seu nome. Assim nasceu o V.I.T.O – Veículo Inventado para Transfer de Orquestra, ou Van Indicada para Trabalho com Orgânicos ou, ainda, Veiculo Ideal para Tias Octogenárias. Além de veiculação em canais de TV aberta e fechada, a campanha contemplou anúncios para revistas gerais e segmentadas como também spots de rádio, todos com veiculação nacional.
Outra estratégia inédita de divulgação envolveu as redes sociais, com a interação entre as três fan pages da Mercedes-Benz: vans, caminhões e automóveis. Ainda para as mídias digitais, a campanha desenvolveu vídeos dedicados para o Youtube, estrelados pelos Barbixas, trio de standup que é um sucesso de visualização nesta plataforma.
O desenvolvimento do hotsite www.novovito.com.br cumpriu a missão de ancorar todas as informações sobre o produto, a campanha e o suporte de vendas com a parceria do Banco Mercedes-Benz, que garante seguro e financiamento do Vito com taxas mais competitivas.
Outra importante ação para o segmento foi a apresentação do produto ao grande público em shopping centers de cinco capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo e Salvador. Com a exposição do modelo Tourer Luxo (7+1) de 8 lugares, a iniciativa buscou mostrar aos potenciais clientes do Vito a sua capacidade de atender a serviços de transporte, viagens, lazer e uso pessoal, destacando o fato de poder circular a qualquer hora e em qualquer lugar, bem como ser dirigido por motoristas com carteira de habilitação da categoria B.
Além dessas ações, o Vito foi uma das atrações do MB Solutions Week, ciclo de eventos que reuniu diversos perfis de convidados, entre clientes, concessionários, fornecedores e outros parceiros, consolidando as mensagens de toda a comunicação do produto.
Resultados confirmam o acerto da estratégia
Pouco mais de um mês após seu lançamento no Brasil, o Vito já apresentava de forma expressiva o seu forte potencial de mercado. O novo veículo comercial leve da marca conquistou a aprovação da Movida Rent a Car, que adquiriu 100 vans Vito Tourer 119 “Comfort” 8+1 para diversificar ainda mais a sua prestação de serviços de locação de veículos para clientes em vários pontos do País.
Diversos indicadores também atestaram o sucesso de atingimento da campanha de apresentação do Vito com todos os públicos envolvidos. Os atributos do produto em suas diferentes versões foram compreendidos e assimilados, com ótimo feedback sobre a fixação da marca. Uma pesquisa on-line realizada pela Mercedes-Benz para aferir a percepção da campanha revelou que 90% das pessoas se lembravam de ter visto a campanha em algum canal de comunicação, potencialmente em web, seguido de TV, revistas e jornais; 95% revelaram ótima e/ou boa aceitação da campanha; e 88% consideraram a campanha alinhada com imagem da Mercedes-Benz.
O vídeo de apresentação da campanha, veiculado na mídia digital, alcançou mais de 1 milhão de visualizações em apenas uma semana após o seu lançamento, tanto nas páginas do Facebook, como no canal de vídeo da marca no Youtube. No total, o Facebook gerou mais de 2,1 milhões de views com os vídeos, além de ótimos números de engajamento: mais de 4 mil compartilhamentos e 1,6 mil comentários.
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