Mercedes-Benz realiza primeira grande venda de veículos comerciais no âmbito do programa de renovação de frota

Programa facilita a compra de veículos mais sustentáveis por autônomos e pessoas jurídicas. (Foto: divulgação/Mercedes-Benz)

Mercedes-Benz realiza primeira grande venda de veículos comerciais no âmbito do programa de renovação de frota

Ônibus urbanos e rodoviários, e caminhões foram vendidos para diferentes empresas

Em evento realizado em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a Mercedes-Benz do Brasil anunciou, na semana passada, a primeira grande venda de veículos comerciais (caminhões e ônibus) no âmbito da Medida Provisória 1175 de 2023. Este programa de renovação de frota estabelece um mecanismo de desconto, patrocinado pelo Governo Federal, para facilitar a compra de veículos mais sustentáveis por autônomos e pessoas jurídicas.

As primeiras vendas envolvem 110 ônibus, sendo 90 modelos urbanos OF 1721 para a Suzantur e 20 rodoviários O 500 RSD para a Viação Itapemirim, empresas do mesmo grupo. No segmento de caminhões, são 6 modelos extrapesados para a empresa capixaba Carga Pesada Engenharia e Transportes: 5 Axor e 1 Actros.

O evento foi realizado no Espaço Mercedes, contando com a presença de autoridades, parceiros do setor de transporte e sindicalistas. O grupo teve a oportunidade de conhecer a moderna linha de produção de chassis de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, que utiliza conceitos e processos da Indústria 4.0, obtendo ganhos de qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade.

Os visitantes foram transportados internamente na fábrica pelo ônibus elétrico eO500U, que já está sendo produzido nesta unidade da Empresa e que foi tema de uma apresentação aos participantes.

A solenidade contou com a presença do Vice-Presidente da República e também Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; Orlando Morando, Prefeito de São Bernardo do Campo; Claudinei Brogliato, CEO da Suzantur; James Bellini, Presidente do Conselho de Administração da Marcopolo; e Aroaldo Oliveira da Silva, Diretor Executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e Presidente da IndustriALL Brasil.

A Mercedes-Benz do Brasil esteve representada no encontro por Roberto Leoncini, Vice-Presidente de Vendas & Marketing Caminhões e Ônibus; Walter Barbosa, Diretor de Vendas e Marketing Ônibus e Luiz Carlos Moraes, Diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Mercedes-Benz do Brasil.

Benefícios ambientais, sociais e econômicos

De acordo com Roberto Leoncini, este é um programa temporário, com prazo determinado, mas importante em vários aspectos. “Do ponto de vista ambiental, estamos incentivando ações de descarbonização. Teremos menos veículos antigos e poluentes nas ruas, além da reciclagem e da economia circular, tão vitais ao nosso planeta”, diz ele.

“Do ponto de vista social, a cada renovação de frota, garantimos mais segurança a quem está sendo transportado e a todos que estão nas vias, além de promovermos melhores condições de trabalho e de conforto aos operadores e aos usuários do transporte. E por fim, mas não menos importante, o benefício econômico, porque essa medida é fundamental para reestimular as vendas de caminhões e ônibus no Brasil”.

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